O montante é parte de uma doação de cerca de 39 milhões de dólares (32 milhões de euros) para países africanos, da América Latina e Caraíbas que sofrem os impactos do novo coronavírus, refere a embaixada do Japão em comunicado.
"Esta assistência fornecerá a Moçambique e outros países, equipamentos de gestão da cadeia de frio, incluindo equipamento médico para assegurar a vacinação em cada país", destaca o Japão.
Segundo o Governo japonês, o valor vai permitir a criação de instalações de armazenamento, sistemas de refrigeração e transporte da vacina contra o novo coronavírus, considerando que assegurar um acesso equitativo da vacina a nível mundial é "um desafio comum para comunidade internacional".
"O Japão continuará a estender o apoio à distribuição de vacinas a todas as pessoas no mundo, com vista a conter a covid-19 o mais rápido possível", frisou.
Moçambique já recebeu vacinas da China, Índia e através do mecanismo Covax, uma iniciativa que visa fornecer vacinas contra a covid-19 a 20% da população de quase 200 países e territórios participantes.
Segundo as autoridades de Saúde, estão em processo mecanismos do setor privado e do Governo, através do orçamento do Estado, para aquisição de novas vacinas, prevendo-se receber, até ao fim do ano, cerca de seis milhões de doses.
O país tem um total acumulado de 814 mortos e 69.917 casos, dos quais 94% recuperados e 43 internados.
A pandemia de covid-19 provocou, pelo menos, 3.168.333 mortos no mundo, resultantes de mais de 150,4 milhões de casos de infeção, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.
A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.
Leia Também: Moçambique com 53 novos casos e sem mortes nos últimos três dias