"A Care prova que não devemos desviar o olhar do sofrimento dos outros. A situação catastrófica na Síria e no Iémen, por exemplo, afeta-nos a todos, porque, como comunidade internacional, temos responsabilidade para com as pessoas que sofrem", disse Merkel, numa mensagem por ocasião do aniversário da organização.
Merkel referiu-se à Care como um "símbolo da humanidade", referindo-se ao papel desta organização internacional que celebra 75 anos e cujos programas de combate à pobreza ajudaram cerca de 800 milhões de pessoas, em mais de 100 países.
A chanceler, que recordou que o Governo alemão tem apoiado há vários anos o trabalho da Care, agradeceu aos seus voluntários pelo empenho revelado e por levarem "esperança e humanidade ao mundo".
Em 09 de maio de 1946, um navio carregado com pacotes de ajuda para a Europa - que fora severamente atingida pela Segunda Guerra Mundial - chegou ao porto francês de Le Havre vindo dos Estados Unidos.
A Alemanha recebeu os primeiros pacotes de ajuda, que chegaram ao porto de Bremerhaven algumas semanas depois, em 15 de julho de 1946.
Alguns anos depois, a organização expandiu a sua ação humanitária para outras regiões do mundo, primeiro para a península coreana e Filipinas, depois também para África, Médio Oriente e América Latina.
"Este trabalho é mais necessário hoje do que nunca: atualmente, 235 milhões de pessoas precisam de ajuda humanitária, um triste recorde", explicou a organização num comunicado hoje divulgado, destacando o papel da Alemanha, que se tornou beneficiária da Care após a Segunda Guerra Mundial.
Leia Também: Clima: Tribunal alemão considera "insuficientes" esforços do governo