Quem tomar a vacina contra a Covid-19 na cidade sérvia de Kragujevac recebe um prato de comida gratuito, num restaurante local, que pode ser boi assado ou goulash de caça selvagem.
O proprietário do estabelecimento, Stavro Raskovic, ofereceu os pratos populares aos habitantes locais de forma a promover a vacinação e fazer campanha pela reabertura total dos restaurantes, cafés e bares do país - que até agora só podem servir clientes na esplanada.
As medidas para combater a pandemia e as restrições parciais levaram o restaurante Biblioteka kod Milutina quase à beira do abismo, explicou Stavro à Reuters. Dezenas de pessoas fizeram fila para obter a vacina e um dos pratos.
"O nosso comércio e restauração foram particularmente atingidos... e se esta vacinação é a saída, então queremos contribuir", referiu.
As autoridades de saúde locais transformaram o salão do restaurante num ponto de vacinação. As vacinas a uso no restaurante são para já a da Pfizer e a da Sinopharm.
Em dezembro, a Sérvia iniciou uma campanha de vacinação em todo o país, que permitia às pessoas escolherem as vacinas Pfizer/BioNtech, AstraZeneca/Oxford (AZN.L) , Sputnik V ou Sinopharm. Cerca de um terço da população da Sérvia, que tem um total de 7 milhões, recebeu pelo menos uma dose de vacina até agora.
Leia Também: New Jersey oferece cervejas a quem for vacinado contra a Covid-19 em maio