Após várias horas, as equipas de resgate britânicas conseguiram libertar uma jovem baleia que ficou encalhada no rio Tamisa, em Richmond, na zona oeste de Londres, confirmou a Port London Authority (PLA) à Sky News.
A baleia foi vista em Richmond Lock às 19 horas de ontem (a mesma hora em Portugal Continental).
As autoridades rapidamente foram alertadas para o facto de o animal, que tinha entre três a quatro metros de comprimento, estar encalhado na barragem de Richmond Lock.
Não demorou muito para que centenas de pessoas se aglomerassem nas imediações para ver a baleia e, duas horas depois de ter sido dado o alerta, as equipas de resgate chegaram ao local.
Whale in River Thames rescue operation in progress 19 rescuers helping baby Minke #richmondlock #whale #RiverThames #whaleinthethames #savebabyminke pic.twitter.com/rIsRbPSpI8
— DKFITLDN (@dkfitldn) May 9, 2021
À 1h00 desta segunda-feira, a baleia foi libertada numa operação conjunta dos bombeiros de Londres, do Royal National Lifeboat Institute (RNLI) e do British Divers Marine Life Rescue.
Um porta-voz da PLA referiu que, após ter sido resgatada, a baleia foi rebocada pelas equipas de resgate até Isleworth, mas conseguiu libertar-se e afastou-se a nadar. Face ao seu estado de saúde debilitado, as autoridades pedem à população que vive junto ao Tamisa que esteja atenta.
Leia Também: AO MINUTO: Odemira quer acabar com cerca; México pede vacinas aos EUA