Espanha vai receber 13 milhões de doses da vacina da Pfizer no próximo mês, anunciou esta quinta-feira o primeiro-ministro Pedro Sánchez. Assim sendo, tudo indica que o país vai cumprir a meta de 33 milhões de pessoas vacinadas contra a Covid-19 até meados de agosto.
"O nosso país vai dar um novo salto qualitativo, diria um salto gigante, na chegada das vacinas. Será um novo salto em frente na vacinação e, portanto, na recuperação económica e na normalidade pré-pandemia. Nesse sentido, gostaria de anunciar que a Espanha vai receber 13 milhões de vacinas durante o mês de junho, só da empresa Pfizer. Repito: 13 milhões vacinas. Vamos passar semanalmente de 1,7 milhões de vacinas desta empresa para 2,7 milhões. Estamos, portanto, a cumprir rigorosamente os objetivos", afirmou o chefe de governo em conferência de imprensa.
Com esse montante, o país vai receber o dobro das doses de maio. Até agora, segundo dados do Ministério da Saúde, Espanha recebeu 1.698.840 vacinas na semana passada e 1.695.330 esta semana.
Prevê-se que, na semana de 17 a 23 e na semana de 24 a 30 de maio, o país receba ao todo cerca de 1,7 milhões de vacinas da Pfizer, elevando o total para cerca de 6,8 milhões de vacinas desta empresa este mês.
"Caminhamos diretamente para a imunidade de grupo", declarou Sánchez, acrescentando: "Faltam 97 dias para, finalmente, alcançarmos essa imunidade de grupo".
Recorde-se que, em abril, o primeiro-ministro espanhol já tinha antecipado que, tendo em conta um cenário "prudente e conservador", o ritmo de vacinação ia aumentar de modo a que, no final de agosto, 70% da população, ou seja, 33 milhões de pessoas, estivesse imunizada.
Reveja aqui o anúncio de Pedro Sánchez:
España va a dar un nuevo salto cualitativo en la vacunación. En junio recibiremos 13 millones de dosis solo de la compañía Pfizer. Estamos cumpliendo a rajatabla los objetivos. Con estas entregas vamos en línea recta hacia la inmunidad de grupo. Quedan 97 días.#YoMeVacunoSeguro pic.twitter.com/yIs7lN5tew
— Pedro Sánchez (@sanchezcastejon) May 13, 2021
Leia Também: Espanha regista 6.418 novos casos e 108 mortes nas últimas 24 horas