Enquanto, em Portugal os hospitais estão a recuperar toda a atividade e alguns superaram mesmo os níveis anteriores à pandemia, o Reino Unido enfrenta um cenário diferente.
Quase cinco milhões de pessoas estão em lista de espera por tratamento hospitalar, anunciou o Serviço Nacional de Saúde britânico. É o maior número de sempre, numa altura em que os hospitais tentam recuperar do impacto da Covid-19.
O número de utentes em lista de espera passou de 4,69 milhões em fevereiro para 4,95 milhões em março - um aumento de mais de 250 mil pessoas.
Já o número de pessoas à espera há mais de um ano aumentou de 387.885 para 436.127, aumentando o receio dos médicos e instituições de saúde de que o tratamento chegue tarde demais para muitos pacientes.
Em circunstâncias normais, o acesso a cuidados urgentes no Serviço Nacional de Saúde do Reino Unido deve estar disponível em 18 semanas.
Os números foram publicados depois de, no último fim de semana, Downing Street ter deixado claro que é uma prioridade do parlamento "reduzir o atraso e acelerar o acesso aos cuidados" de saúde.
Leia Também: Reino Unido com 2.284 novos casos e 11 mortes devido à Covid-19