Um jardim zoológico em Lima, no Peru, alimenta uma parte dos animais com verduras plantadas no próprio parque. A decisão de criar plantações dentro dos terrenos do Zoo surgiu devido à quebra de receitas, uma vez que, por causa da pandemia, tiveram de reduzir a sua capacidade máxima.
O Parque de las Leyendas colhe cerca de 800 quilos por dia de cana-de-açúcar, bem como outras plantas e sementes que contribuem para a alimentação dos animais. A primeira colheita foi feita em novembro.
"A pandemia obrigou-nos a procurar opções, o parque vive dos seus próprios recursos", explicou Carlos Tejada, assistente de botânica daquele jardim zoológico.
O zoo possui também uma área de plantação mais antiga, onde são cultivados abacates, pêssegos e outras frutas que completam a dieta de macacos, antas e roedores.
Os animais consomem 720 toneladas de ração por mês. Dos 1.300 animais do Parque de las Leyendas, 35% são carnívoros e os restante herbívoros.
Em meados de março do ano passado, com a chegada do novo coronavírus ao Peru, o governo ordenou o encerramento de locais públicos para evitar os contágios, incluindo este zoológico que reabriu em julho, mas com capacidade limitada. O parque foi fundado há quase 60 anos.
Leia Também: China: Leopardos escaparam de zoo, que só emitiu alerta uma semana depois