O paraíso turístico de Bali quer que os turistas continuem a chegar, mas está cansado do seu mau comportamento. Enquanto que vários países mandaram os visitantes para casa durante a pandemia, a Indonésia permitiu que estes ficassem, mas muitos deles não têm agido da melhor forma, referem políticos e autoridades.
Senão vejamos. Em abril, uma estrela pornográfica russa filmou-se a ter relações sexuais com o companheiro na montanha sagrada. Um influencer russo atirou a sua mota de um cais para o mar e dois youtubers foram expulsos do país após pregarem uma partida, numa loja local, e pintarem uma máscara na cara ao invés de usarem uma, violando as leis locais.
"Sim, os estrangeiros trazem-nos lucro. Mas as suas ações também põem em risco os trabalhadores locais que os servem. Será que podem ter um pouco de empatia?", questionou o politico local Niluh Djelantik ao Guardian. Também o chefe da polícia em Badung Regency disse ao jornal que "os estrangeiros cumprem muito menos as regras do que os locais".
Este ano, mais de 340 turistas estrangeiros foram citados por violar os protocolos de saúde, pagaram multas e alguns até foram forçados a fazer flexões pela frustrada policia local.
Leia Também: Marinha da Indonésia reforça buscas pelo submarino desaparecido em Bali