Os jovens franceses de 18 anos vão receber, a partir desta sexta-feira, um passe cultural no valor de 300 euros, uma iniciativa que surge numa altura em que os espaços culturais estão a reabrir em França.
O passe pode ser usado em bilhetes de cinema, museus, teatros e concertos, mas também para comprar livros, materiais de belas-artes, cursos ou assinaturas online (que podem ser de jornais, música, e-books, etc). De fora ficam a Netflix, Amazon Prime e Disney+.
O anúncio foi feito pelo presidente francês, Emmanuel Macron, através de um vídeo publicado no TikTok e no Instagram.
@emmanuelmacron 300 euros pour le Bataillon d’exploration.
son original - Emmanuel Macron
Tudo o que os adolescentes franceses precisam de fazer é apenas inscreverem-se na aplicação 'Culture Pass' e, a partir daí, têm dois anos para usufruir do passe de 300 euros.
O passe cultural para jovens de 18 anos passou por um teste em 14 regiões francesas durante dois anos e está agora disponível em todo o país. Esta tinha sido uma promessa da campanha de Macron, que na altura teria falado num valor de 500 euros.
Entretanto, no Twitter, o presidente lançou a questão aos jovens: "Se tivessem 300 euros para gastar em livros, música, filmes, exposições ou concertos, neste momento, qual seria a vossa primeira compra?".
Si vous aviez 300 euros à dépenser en livres, musique, films, expositions ou concerts, là, maintenant, quel serait votre premier achat ? Citez ce tweet avec vos réponses.
— Emmanuel Macron (@EmmanuelMacron) May 21, 2021
A capacidade das salas de espetáculo, teatros e cinemas está limitada a 35% da lotação, depois de seis meses encerrados. O passe cultural deverá, por isso, ajudar a relançar o setor.
Leia Também: França antecipa para 31 de maio vacinação a maiores de 18 anos