A confirmar-se, será a segunda reunião entre os chefes da diplomacia dos dois países desde abril de 2020 -- já não se encontravam desde 2019 --, que terminou com confrontação verbal diante da imprensa, em que os ministros deixaram claras as suas divergências.
"As conversações serão centradas nas relações bilaterais, bem como nas questões regionais e internacionais", lê-se num curto comunicado do Ministério dos Negócios Estrangeiros grego.
Segundo a televisão pública grega, ERT, Çavusoglu também vai reunir-se com o primeiro-ministro da Grécia, Kyriakos Mitsotakis, indicação que não foi confirmada pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros.
No entanto, Mitsotakis afirmou publicamente terça-feira que estaria na disposição para o receber.
Além disso, a ERT adiantou que, antes de viajar para a capital grega, Çavusoglu irá domingo ao norte da Grécia para visitar uma comunidade da minoria muçulmana da Trácia, região que faz fronteira com a Turquia, que fala turco.
Nas últimas horas, a imprensa turca especulou sobre a realização desta reunião e garantiu que servirá para preparar um possível encontro entre Mitsotakis e o Presidente turco, Recep Erdogan, à margem da cimeira da NATO, marcada para 14 de junho.
O anúncio surge no mesmo dia em que começa uma quarta sessão de contactos exploratórios entre altos funcionários da Grécia e da Turquia, neste caso através de videoconferência devido à pandemia covid-19.
Os contactos exploratórios foram retomados em 25 de janeiro em Istambul, após uma suspensão de cinco anos e foram considerados um avanço nas relações diplomáticas após meses de tensão e confrontos verbais como resultado da exploração turca de gás no Mediterrâneo Oriental, numa área onde ambos os países reivindicam a sobreposição das respetivas zonas económicas exclusivas (ZEE).
Leia Também: AO MINUTO: 1,4 milhões de vacinas a caminho. França impõe quarentena