O governo do Japão pretende decidir esta sexta-feira sobre a prorrogação do estado de emergência em vigor no país, para Tóquio e outras grandes cidades, durante o mês de junho. Em causa está o aumento de casos e a realização dos Jogos Olímpicos daqui a menos de dois meses.
Segundo a imprensa local, a ser estendido, as medidas deverão continuar até 20 de junho, pouco mais de um mês antes da cerimónia de abertura dos Jogos Olímpicos.
As medidas adotadas durante o estado de emergência japonês, preveem a proibição de venda de bebidas alcoólicas em bares e restaurantes, bem como a obrigatoriedade de encerramento às 20h00, entre outras restrições como a limitação do acesso do público a eventos desportivos.
O pedido já foi feito ao governo central por parte do governador de Tóquio, Yuriko Koike, e de outros líderes regionais que até então tinham como meta estabelecida 31 de maio. “Levantá-lo agora representaria o risco de um ressurgimento de infeções em breve", disse Koike.
O último estado de emergência em Tóquio começou a 25 de abril e, na altura, as infeções diminuíram, mas não tão rapidamente quanto esperado. A variante do Reino Unido é, de momento, dominante em Tóquio e a variante encontrada na Índia também foi detetada no Japão.
Leia Também: Japão abre primeiros centros de vacinação em massa em Tóquio e Osaka