O maior navio da marinha iraniana incendiou-se, tendo afundado de seguida no Golfo de Omã, esta quarta-feira, em circunstâncias pouco claras. Os esforços para salvar o navio de apoio Kharg, batizado com o nome da ilha que serve como principal terminal de petróleo para o Irão, foram infrutíferos.
O incêndio começou por volta de 02h25 (hora local) e os bombeiros tentaram contê-lo, refere a TV estatal, citada pela Associated Press. Mas o navio acabou por afundar perto do porto iraniano de Jask, a cerca de 1.270 quilómetros a sudeste do Teerão, no Golfo de Omã, perto do Estreito de Ormuz.
O Kharg é um dos poucos navios da marinha iraniana capaz de fornecer reabastecimento no mar a outros navios. Também pode levantar cargas pesadas e servir como ponto de partida para helicópteros. O navio, construído na Grã-Bretanha e inaugurado em 1977, entrou na marinha iraniana em 1984 após longas negociações que se seguiram à Revolução Islâmica de 1979 do Irão.
Video of Iran’s largest ship that sank near the port of Jask close to the Strait of Hormuz after catching fire. Iranian news agencies say efforts failed to save the ship Kharg pic.twitter.com/hF86Gtqc7H
— Golnaz Esfandiari (@GEsfandiari) June 2, 2021
Este naufrágio é o mais recente desastre naval do Irão. Já em 2020, durante um exercício de treino militar, um míssil atingiu por engano um navio da Marinha iraniana perto do porto de Jask, matando 19 marinheiros e ferindo 15. Também em 2018, um contratorpedeiro da marinha iraniana naufragou no Mar Cáspio.
Leia Também: Irão garante que cooperou com a Agência Internacional de Energia Atómica