AO MINUTO: Internamentos 'a subir'; Rússia vai vacinar estrangeiros
Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no Mundo.
© Getty
Mundo Covid-19
Após dois dias com o número de infetados a superar as sete centenas, foi também revelado que o Reino Unido decidiu retirar Portugal da lista verde de países considerados seguros para viajar. Uma decisão "difícil de alcançar", segundo o Ministério dos Negócios Estrangeiros.
As autoridades britânicas tomaram esta decisão alegando, entre outras questões, a existência de "uma espécie de mutação do Nepal da chamada variante indiana que foi detetada e simplesmente não sabemos o potencial que pode ter para resistir à vacina".
Especialistas do INSA referem que os dados do Reino Unido "não correspondem à realidade" e sustentam que os casos desta variante em Portugal "são poucos, estão concentrados e perfeitamente identificados em pequenas comunidades".
Consulte os mapas da evolução da pandemia do novo coronavírus em Portugal e no Mundo.
Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19:
16h00 - Este registo termina aqui. Continue a acompanhar-nos neste novo link.
15h57 - O Ministério das Infraestruturas e Habitação (MIH) disse hoje que a eleição de um representante dos trabalhadores para o Conselho de Administração da TAP permitirá "ouvir mais de perto a [sua] voz", de acordo com um comunicado.
15h42 - Já é possível, desde a tarde desta sexta-feira, fazer o auto-agendamento para a vacina contra a Covid-19 dos portugueses que se encontram na faixa etária entre os 45 e os 49 anos. Durante esta manhã, recorde-se, esta opção já tinha aparecido no site onde é possível agendar o processo, mas o erro foi, entretanto, corrigido.
15h02 - PSD requer audição urgente a MNE sobre saída do país da 'lista verde'. O grupo parlamentar do PSD requereu hoje uma audição, com caráter de urgência, ao ministro dos Negócios Estrangeiros a propósito da retirada de Portugal da apelidada 'lista verde' de viagens do Reino Unido, decorrente da pandemia.
14h58 - Madeira reclama "discriminação positiva" na "lista verde" britânica. A decisão do Governo britânico de excluir a Madeira da "lista verde" de viagens revela falta de "rigor científico" e "incorreção", afirmou hoje o secretário regional do Turismo, apelando a uma "discriminação positiva" para o arquipélago.
14h22 - Há 20 concelhos acima do limite de incidência definido pelo Governo. O concelho onde a situação é mais grave é Ribeira Grande (546 casos), seguido de Odemira (449 casos) e Golegã (318). Consulte aqui o nível do seu concelho
14h03 - Acaba de ser divulgado o relatório epidemiológico da DGS relativo às últimas 24 horas e que dá conta de mais 430 novos contágios (217 só na região de Lisboa) mas não houve nenhum óbito a registar. Há ainda 300 pessoas que recuperaram da Covid-19 nas últimas horas
No que diz respeito aos internamentos, há neste momento 267 doentes hospitalizados (mais 13), dos quais 53 (mais um) em unidades de Cuidados Intensivos.
No boletim de hoje, e tal como habitualmente às segunda, quartas e sextas-feiras, a DGS atualizou os dados da matriz de risco e que apontam para uma tendência de subida. A incidência a nível nacional é agora de 69,8 (era de 66,4) casos de infeção por 100 mil habitantes, e o índice de transmissão (Rt) é de 1,08 (era de 1,07).
Eis a matriz de risco da DGS ao dia 4 de junho© DGS
14h00 - Rússia vai permitir aos estrangeiros vacinarem-se no país. O Presidente russo disse hoje que a Rússia está a criar condições para receber os estrangeiros que queiram vacinar-se no país contra a Covid-19, acrescentando que os russos devem vacinar-se com os compostos nacionais
13h44 - O presidente do Turismo do Algarve, João Fernandes, classificou hoje como "política" a decisão do Reino Unido de retirar Portugal da "lista verde" de viagens, impondo quarentena a partir de terça-feira a quem chega a território britânico.
"É uma decisão que o Governo britânico tomou por uma questão de política interna e não por uma questão de risco", afirmou o presidente da Região de Turismo do Algarve (RTA), frisando que a justificação dada pelas autoridades do Reino Unido "não utiliza Portugal como referência" para as infeções de Covid-19 e até Malta, "que tem uma incidência de nove casos por 100.000 habitantes, ficou de fora" da "lista verde".
13h28 - Saída da lista verde. CDS fala em "semana negra" para a Madeira. O CDS-PP/Madeira considerou hoje que esta foi "uma semana negra" para a economia regional, devido a "notícias negativas" para os setores do turismo e das pescas, apelando aos socialistas para que intercedam junto do Primeiro-ministro.
12h50 - Portugal-Alemanha poderá ser visto ao vivo por 14 mil espetadores. O governo da Baviera autorizou hoje a presença de 14.000 espetadores nos jogos do Euro2020 de futebol a disputar no estádio Allianz Arena, em Munique, onde Portugal defrontará a Alemanha, em 19 de junho, para o grupo F.
12h48 - Aprovado apoio à saúde na Madeira e ajuda às PME. A Comissão Europeia anunciou hoje a mobilização de 64 milhões de euros para Portugal devido à pandemia de covid-19, visando o reforço do sistema de saúde na Madeira e apoio às pequenas e médias empresas (PME) do país.
12h45 - A pandemia de covid-19 matou, até hoje, pelo menos 3.704.003 pessoas no mundo desde o final de dezembro de 2019, segundo um levantamento realizado pela agência de notícias francesa AFP a partir de fontes oficiais.
12h40 - A organização dos Jogos Olímpicos Tóquio2020 assumiu hoje que existe a possibilidade de uma disseminação da covid-19 durante a competição, mas mostrou-se confiante nas medidas aplicadas para impedir essa situação.
12h38 - Rússia acredita que OMS e Europa vão aprovar vacina Sputnik V. Responsáveis russos mostraram-se hoje otimistas quanto ao reconhecimento da vacina Sputnik-V pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e pela Agência Europeia do Medicamento (AEM).
12h20 - Governo espanhol quer começar a vacinar os jovens dos 12 aos 17 anos contra a covid-19 antes do início do próximo ano letivo, em setembro, anunciou a ministra da Saúde.
"A ideia que temos é propor à Comissão de Saúde Pública [que valida as decisões em matéria de saúde] que possamos começar a vacinar os nossos adolescentes dos 12 até aos 17 anos antes do início do ano letivo, cerca de duas semanas antes", disse a Ministra da Saúde, Carolina Darias, na televisão pública espanhola.
12h17 - Bolieiro diz que palavras do PS sobre vacinação "não merecem comentário". O presidente do Governo dos Açores considerou hoje que as declarações do líder regional do PS, Vasco Cordeiro, sobre o processo de vacinação contra a Covid-19 "não merecem comentário".
12h05 - Videochamadas disparam durante a pandemia. A Covid-19 aumentou em 30% a frequência com que se realizam videochamadas. Segundo um estudo da Comissão Nacional de Mercados e Concorrência dois em cada dez espanhóis disseram fazer chamadas ou videochamadas através da internet todos os dias ou quase todos os dias.
11h56 - Ministro britânico em isolamento após viagem a Portugal. O ministro de Estado britânico, Michael Gove, esteve em contacto com uma pessoa infetada durante a viagem a Portugal para assistir à final da Liga dos Campeões, mas vai evitar o isolamento obrigatório
11h50 - Reino Unido aprova uso da vacina da Pfizer em jovens a partir dos 12 anos. Uma semana depois da Agência Europeia do Medicamento, também o regulador britânico aprovou o uso da vacina desenvolvida pela Pfizer e pela BioNTech em jovens entre os 12 e os 15 anos.
An extension to the UK approval of the Pfizer/BioNTech #COVID19 vaccine allowing its use in 12- to 15-year-olds has been authorised by the MHRA following a rigorous review of the safety, quality & effectiveness of the vaccine in this age group.
— MHRAgovuk (@MHRAgovuk) June 4, 2021
Read more: https://t.co/oQgieLqxo8 pic.twitter.com/YioUC13OWl
11h44 - Siga o conselho do SNS para se manter em segurança
11h13 - Task force está a corrigir "desvantagem" dos Açores na vacinação. O coordenador do Plano de Vacinação contra a Covid-19, Gouveia e Melo, admitiu hoje que os Açores têm "alguma desvantagem" no processo de vacinação, em termos comparativos com o continente, uma situação que está agora a ser corrigida.
11h10 - Timor-Leste registou mais um morto de uma pessoa infetada com Covid-19, com o número de casos ativos a registar uma queda significativa com quase duas vezes mais casos recuperados que novas infeções.
11h08 - O auto-agendamento para a vacinação para a faixa dos 45 anos foi aberta esta manhã, noticia o Público. Contudo, o processo foi cancelado menos de uma hora depois.
© Reprodução do site da DGS
O site da Direção-Geral da Saúde está a anunciar que já é possível fazer pedidos de agendamento de vacinação anti-Covid para as pessoas entre os 45 e os 49 anos, mas quando se tenta fazê-lo, a operação acaba por não ter seguimento. Fonte da task force responsável pela vacinação explicou que o auto-agendamento para esta faixa etária vai efetivamente abrir esta sexta-feira, mas apenas durante a tarde.
11h00 - Após retirar Portugal da 'lista verde' de países para onde é seguro viajar, muitos britânicos que já tinham viagem marcada para o país vêem-se agora a braços com várias dúvidas. A imprensa britânica decidiu esclarecer algumas delas, referindo que, para aqueles que já têm férias marcadas, continua a ser possível viajar, apenas estão sujeitos a medidas mais restritivas no regresso ao Reino Unido.
10h37 - Dados atualizados de África: África registou mais 255 mortes associadas à covid-19 nas últimas 24 horas, o que eleva o total de óbitos desde o início da pandemia para 131.696, e 18.552 infetados, de acordo com os dados oficiais mais recentes.
10h35 - Variante detetada na Índia pode ser 60% mais contagiosa. A variante do novo coronavírus detetada na Índia, chamada Delta, pode ser 60% mais contagiosa do que a encontrada em Kent (sudeste da Inglaterra), chamada Alpha, disse Neil Ferguson, um dos principais especialistas do Imperial College London.
10h24 - Nepalesa? "Uma variante que nós nem sequer valorizávamos muito". Virologista Paulo Paixão considera que o Reino Unido quis encontrar um "pretexto" para limitar o Turismo. "A probabilidade de algum britânico vir a Portugal e se infetar com esta variante é mínima", assegurou.
10h09 - Sabia que a promoção de sistemas alimentares saudáveis e sustentáveis faz parte da receita da OMS para uma recuperação saudável da Covid-19 ?
Promoting healthy, sustainable food systems is part of WHO’s prescription for healthy recovery from #COVID19 and delivering #HealthForAll, well-being and equity around the pic.twitter.com/PBuejrb7B4
— World Health Organization (WHO) (@WHO) June 4, 2021
https://t.co/Co73uRqhBC
10h00 - Londres defende decisão "ultra cautelosa" de tirar Portugal do "verde". O ministro da Habitação britânico, Robert Jenrick, defendeu hoje a "abordagem ultra cautelosa" de despromover Portugal da "lista verde" de viagens para a "lista amarela" enquanto é avaliado o risco de uma mutação da variante Delta do coronavírus.
09h52 - Cerca de 180 mil pessoas em isolamento em Cantão, sudeste da China. As autoridades chinesas colocaram hoje mais dois bairros em Cantão em quarentena, com entradas e saídas interditas, aumentando para 180.000 o número de pessoas em isolamento após ter sido detetado um surto na cidade.
09h20 - Espanha pode atingir os 10 milhões de pessoas inoculadas com duas doses da vacina contra a Covid-19. A ministra da Saúde espanhola acredita que o país vai atingir esta meta esta sexta-feira.
09h10 - Aumento de novos casos em Lisboa pode 'adiar' fim do teletrabalho. Lisboa tinha 153 novos casos por 100 mil habitantes, de acordo com os dados mais recentes, divulgados há uma semana pela Direção-Geral da Saúde (DGS). Estes números serão atualizados esta sexta-feira, dia 4 de junho. Caso os dados divulgados hoje confirmem que Lisboa continua a registar uma incidência superior a 120 novos casos por 100 mil habitantes, o regresso ao escritório é atrasado até que o número de novos casos da Covid-19 na região volte a abrandar.
09h00 - Saída da 'lista verde'? "Não basta que o MNE diga que é inaceitável". Manuela Ferreira Leite usou do seu espaço de comentário na TVI24 para revelar ter "muita dificuldade em interpretar" a decisão "tão repentina" do Reino Unido de retirar Portugal da 'lista verde' de países seguros no que toca à Covid-19.
08h55 - O Governo espanhol prorrogou até 22 de junho as restrições aos voos entre o Brasil e a África do Sul e os aeroportos espanhóis, a fim de limitar a propagação e disseminação de novas variantes do coronavírus. A medida foi publicada hoje no Boletim Oficial do Estado (BOE).
08h40 - A França vai permitir, a partir de 9 de junho, que entrem no país, procedentes de qualquer pais da UE, pessoas que tenham um certificado de vacinação, sem que precisem de mostrar um teste de PCR negativo. A informação foi avançada esta sexta-feira, pelo governo gaulês, que anunciou as condições abertura do turismo no país.
08h35 - Japão vai fornecer 1,24 milhões de vacinas a Taiwan. O Japão vai fornecer 1,24 milhões de doses de vacina contra a Covid-19 a Taiwan, anunciou hoje o ministro dos Negócios Estrangeiros japonês, Toshimitsu Motegi, quando a ilha está a encontrar problemas de abastecimento.
08h30 - Dados atualizados da Índia: A Índia registou 2.713 mortes por Covid-19 e 132.364 casos da doença nas últimas 24 horas, anunciaram hoje as autoridades indianas.
7h52 - EUA odeiam a Venezuela? O Presidente Nicolás Maduro condenou a decisão dos Estados Unidos de excluirem o país da listagem de países da região para os quais Washington vai doar vacinas contra a Covid-19.
"São uns miseráveis, odeiam-nos, mas a Venezuela vai ter as suas vacinas", disse Nicolás Maduro, considerando que o país liderado por Joe Biden mantém "uma perseguição horrível e miserável" contra a Venezuela, "para que as vacinas não cheguem" ao país.
7h40 - O Paraguai recebeu 134.400 doses de vacina contra a Covid-19 adquiridas através do mecanismo Covax, esta quinta-feira. Neste dia, o país sul-americano registou 102 novas mortes por Covid-19, elevando o número total de mortes para 9.498 desde o início da pandemia.
Ya están en camino 134.400 dosis de la vacuna AstraZeneca adquiridas mediante el mecanismo COVAX. 🇵🇾 Seguimos fortaleciendo nuestra campaña de vacunación. pic.twitter.com/VlQhsTsDfH
— Marito Abdo (@MaritoAbdo) June 3, 2021
07h30 - Alemanha ultrapassa as 89 mil mortes. A Alemanha contabilizou, nas últimas 24 horas, mais 3.165 novos casos de Covid-19. O país soma agora um total de 3.695.633 infetados desde que a pandemia teve início. Quanto aos mortos, são agora 89.026 o total de vítimas mortais do novo coronavírus, mais 86 do que ontem.
07h27 - Província chinesa deteta mais nove casos locais de Covid-19. A província de Guangdong, que faz fronteira com Macau e Hong Kong, detetou nove casos locais de Covid-19 nas últimas 24 horas, anunciou hoje a Comissão de Saúde da China.
07h25 - Variante indiana no país? Microbiologista contesta valores do Reino Unido. O microbiologista do INSA João Paulo Gomes disse ter sido com estranheza que recebeu a notícia da decisão do Reino Unido, porque a variante indiana em Portugal não atingiu sequer os 5% (está em 4,8%), e dentro desta estão os 12 casos da mutação, tendo no mundo sido reportados apenas 90 casos (da variante indiana com essa mutação).
Portanto, concluiu João Paulo Gomes, está a "fazer-se uma tempestade num copo de água" e o que diz o Reino Unido "não faz sentido", como não é explicável o impacto económico que resulta de uma decisão assente em 12 casos.
7h22 - Enquanto dormia:
- Dados atualizados nos EUA: Os Estados Unidos registaram 589 mortes devido à covid-19 e 19.687 casos da doença nas últimas 24 horas;
- Dados atualizados no México: O México registou 216 mortes devido à Covid-19 e 2.894 casos da doença nas últimas 24 horas, anunciou na quinta-feira o Ministério da Saúde mexicano.
- Dados atualizados na China: A província de Guangdong, que faz fronteira com Macau e Hong Kong, detetou nove casos locais de Covid-19 nas últimas 24 horas, anunciou hoje a Comissão de Saúde da China.
7h20 - Bom dia, iniciamos um novo registo. Para conferir as atualizações de quinta-feira, clique aqui.
Leia Também: Variante indiana no país? Microbiologista contesta valores do Reino Unido
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com