Uma semana depois da Agência Europeia do Medicamento (EMA), também o regulador britânico aprovou o uso da vacina desenvolvida pela Pfizer e pela BioNTech em jovens entre os 12 e os 15 anos.
A Medicines and Healthcare products Regulatory Agency (MHRA) garante que o fármaco é seguro nessa faixa etária e que os benefícios superam os riscos.
O MHRA afirma que realizou uma "revisão rigorosa de segurança, qualidade e eficácia da vacina" da vacina em adolescentes.
"Revimos cuidadosamente os dados dos ensaios clínicos, em crianças dos 12 aos 15 anos de idade, e concluímos que a vacina Pfizer/BioNTech contra a covid-19 é segura e eficaz para este grupo etário e que os benefícios desta vacina superam quaisquer riscos", revelou hoje a presidente executiva da MHRA, June Raine, em comunicado.
Raine acrescentou que a MHRA tem medidas especiais em vigor para controlar a segurança de todas as vacinas contra o novo coronavírus aprovadas no Reino Unido.
Os fármacos não seriam aprovados a menos que satisfizessem a necessária "segurança, qualidade e eficácia", garantiu Raine.
O presidente da Comissão dos Medicamentos Humanos, Munir Pirmohamed, assegurou que os resultados eram "extremamente positivos" e que os ensaios clínicos, que envolveram 2.000 crianças, mostraram "que a vacina funcionou ao mesmo nível que a observada em adultos com idades compreendidas entre os 16 e os 25 anos".
A aprovação foi anunciada após as autoridades sanitárias britânicas terem comunicado que metade dos adultos receberam ambas as doses de uma vacina de covid-19, enquanto 75,2% da população adulta foi vacinada com a primeira dose.
Agora, cabe ao comité de vacinação britânico decidir se aquela faixa etária vai ou não receber a vacina.
Recorde-se que após a aprovação da EMA, também a União Europeia deixou ao critério de cada Estado membro decidir se expande o plano de vacinação aos mais novos.
Se avançar para a vacinação dos adolescentes, o Reino Unido junta-se à lista de países da Europa que vai integrar os jovens no plano de vacinação já este mês de junho.
An extension to the UK approval of the Pfizer/BioNTech #COVID19 vaccine allowing its use in 12- to 15-year-olds has been authorised by the MHRA following a rigorous review of the safety, quality & effectiveness of the vaccine in this age group.
— MHRAgovuk (@MHRAgovuk) June 4, 2021
Read more: https://t.co/oQgieLqxo8 pic.twitter.com/YioUC13OWl
O Reino Unido, que lançou uma campanha de vacinação em massa nos últimos seis meses, está a administrar as vacinas da Pfizer, Moderna e AstraZeneca.
A vacina do consórcio Pfizer/BioNTech estava antes aprovada para pessoas a partir dos 16 anos.
Segundo o regulador europeu do medicamento, a eficácia da vacina nesta faixa etária foi demonstrada num ensaio clínico com aproximadamente 2.000 participantes, com a resposta imunitária a revelar-se semelhante, e por vezes melhor, à de jovens adultos.
[Notícia atualizada às 13h45]
Leia Também: Os países europeus que já autorizaram a vacina em adolescentes