Falha no solo no centro do México cresce e já tem 97 metros de diâmetro

O buraco que surgiu no solo de uma fazenda do estado mexicano de Puebla continua a crescer e atingiu sexta-feira um diâmetro de 97 metros e uma profundidade de 20 metros, segundo as autoridades locais.

Notícia

© JOSE CASTANARES/AFP via Getty Images

Lusa
05/06/2021 06:31 ‧ 05/06/2021 por Lusa

Mundo

México

Dez pesquisadores do Instituto Politécnico Nacional (IPN) chegaram sexta-feira ao local para, em coordenação com o Ministério do Meio Ambiente mexicano, iniciar os trabalhos geofísicos para determinar o que causou essa falha no solo que surgiu na última semana.

Sexta-feira mais uma casa desabou nas imediações do buraco, com a proprietária Magdalena Xalamihua a garantir à agência EFE que não recebeu nenhum apoio do Governo desde que a falha surgiu no último sábado.

O abatimento do solo ocorreu numa fazenda no município de Juan C. Bonilla, a pouco mais de 20 quilómetros da capital estadual de Puebla, uma área onde existem apenas algumas pequenas casas de pessoas que cultivam a terra.

Quando surgiu, o buraco tinha apenas com cinco metros de diâmetro, mas, em apenas 24 horas, cresceu até 30 metros e, desde então, não tem parado de aumentar.

Leia Também: Viveria ali? Dolina gigante ameaça engolir casa de agricultores no México

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas