Polónia alvo de ciberataque "sem precedentes"

O parlamento polaco vai reunir-se na manhã de quarta-feira à porta fechada na sequência de uma vaga de ciberataques contra o país, indicou hoje a vice-presidente do hemiciclo.

Notícia

© TTILA KISBENEDEK/AFP via Getty Images

Lusa
15/06/2021 14:11 ‧ 15/06/2021 por Lusa

Mundo

Polónia

 

"dummyPub">

"Vamos escutar as explicações e informações do primeiro-ministro" Mateusz Morawiecki, que solicitou a convocação desta reunião, declarou aos 'media' Malgorzata Kidawa-Blonska.

"Fomos alvo de um ciberataque sem precedente contra a Polónia, contra as instituições polacas e os utilizadores de caixas de correio eletrónicas", declarou hoje o porta-voz do Governo Piotr Muller à estação televisiva privada Polsat News.

No decurso da sessão de quarta-feira, Morawiecki pretende apresentar aos deputados documentos secretos relacionados com "a grande amplitude" dos ciberataques, acrescentou.

Na semana passada, Michal Dworczyk, o ministro responsável do programa nacional de vacinação, foi alvo de um ciberataque contra a sua caixa de correio eletrónica privada.

Uma parte dos emails foi de seguida publicada na rede social Telegram.

A amplitude dos ataques "é grande e não se aplica apenas ao ministro Dworczyk, nem apenas aos membros do Governo, nem apenas ao partido PiS [conservadores-nacionalistas no poder], mas a um amplo grupo de pessoas", acrescentou Muller.

Após o ataque, Dworczyk declarou na quinta-feira que "a sintaxe e a linguagem das mensagens, e ainda os metadados dos ficheiros publicados indicam que estes materiais poderão ser preparados e tratados por pessoas russófonas".

Segundo os 'media', a caixa de correio eletrónica de Dworczyk contém documentos oficiais, incluindo alguns secretos, uma informação negada pelo próprio.

Os 'hackers' também tiveram acesso às redes sociais da mulher de Dworczyk.

Leia Também: Polónia disposta a apoiar pacto migratório europeu

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas