AO MINUTO: Vacinação indevida leva a demissão; Delta dominante por cá
Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no mundo.
© Getty Imagens
Mundo Covid-19
Nas últimas 24 horas, Portugal reportou mais 1.604 casos de infeção pelo novo coronavírus e duas mortes relacionadas com a Covid-19, indica o boletim epidemiológico divulgado pela Direção-Geral de Saúde (DGS). Lisboa e Vale do Tejo (LVT) volta a registar a maioria dos novos casos - 1.049 e as duas mortes foram também reportadas nesta região.
O Governo anunciou, ontem ao início da tarde, que o Conselho de Ministros, decidiu pôr um travão no plano de desconfinamento. Mariana Vieira da Silva, ministra de Estado e da Presidência, sublinhou que Portugal se encontra na zona vermelha da matriz de risco e que, por isso, "não existem condições para avançar com o plano que estava previsto". Saiba aqui tudo o que muda.
Numa altura em que a pandemia se agrava no país, aumentam os concelhos com incidência acima dos 240 casos por 100 mil habitantes. Nesta circunstância, encontram-se 29 municípios, um dos quais Lisboa que, aliás, está perto de ultrapassar a barreira dos 480 casos por 100 mil habitantes (438/100 mil habitantes).
Consulte estes mapas interativos que mostram os dados epidemiológicos em Portugal e no Mundo.
Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19:
00h00 - Boa noite! Termina aqui o registo desta sexta-feira. De manhã publicaremos um novo artigo no qual vai poder continuar a acompanhar os principais desenvolvimentos da pandemia em Portugal e no mundo.
E, não se esqueça: se sentir sintomas relacionados com o novo coronavírus ligue para a Linha SNS24 - 808 24 24 24. Mantenha-se seguro!
23h45 - Sete por cento dos casos do vírus em França são da variante Delta. A incidência da covid-19 em França continua a diminuir em todas as regiões do país, mas a variante Delta tem crescido, perfazendo agora 7% dos casos detetados e sequenciados em território gaulês.
23h14 - Proibição de mobilidade na AML? É de "duvidosíssima constitucionalidade". Francisco Louçã argumentou que a medida pressupõe uma "limitação da liberdade de circulação que o Governo não pode determinar por resolução de Conselho de Ministros". Ainda assim, o ex-líder do Bloco de Esquerda prevê que a restrição se mantenha nos próximos tempos.
22h55 - Ministério da Saúde angolano garante que há vacinas para a segunda dose. O Ministério da Saúde de Angola garantiu hoje que não há falta de vacinas para administração da segunda dose a nível do país, que até à data já vacinou 1.492.548 pessoas.
22h24 - Brasil com mais de 79 mil novos casos e 2.001 mortes em 24 horas. O Brasil registou, nas últimas 24 horas, mais 79.277 novos casos e 2.001 mortes relacionadas com a Covid-19. Os dados, revelados esta sexta-feira pelas autoridades de Saúde, mostram que, desde o início da pandemia, já foram confirmadas 18.322.760 infeções no país.
#PainelConass Covid-19
— CONASS (@ConassOficial) June 25, 2021
Data: 25/06/2021, 18h
Casos
• 79.277 no último período.
• 18.322.760 acumulados.
Óbitos
• 2.001 no último período
• 511.142 óbitos acumulados.
Mais informações: https://t.co/ZjV7hqzyQ0
22h03 - PSD quer Certificado para recuperados que têm uma dose de vacina. O grupo parlamentar do PSD requereu hoje ao Governo a atribuição do Certificado Verde Digital com vacinação completa a pessoas com uma única dose que tenham sido previamente infetadas com o novo coronavírus.
21h32 - Lisboa e Vale do Tejo com 86% das camas de cuidados intensivos ocupadas. Os hospitais de Lisboa e Vale do Tejo têm 71 doentes em cuidados intensivos por Covid-19, o que representa já 86% do limite de 83 camas definidos para esta região, adianta o relatório das "linhas vermelhas" hoje divulgado.
21h26 - Diretora do Agrupamento de Centros de Saúde do Porto demite-se. O Ministério da Saúde informou, esta noite, que tomou conhecimento, através da Administração Regional de Saúde do Norte, que a Diretora Executiva do Agrupamento de Centros de Saúde do Porto Oriental apresentou um "pedido de cessação de funções", na sequência de um alegado caso de vacinação contra a Covid-19 indevido a jovens de 18 anos.
20h52 - Passaporte digital discrimina países sem acesso a vacinas. A Organização Mundial da Saúde (OMS) considerou hoje que o "passaporte Covid-19", que permite fazer viagens internacionais a quem esteja vacinado contra a doença, discrimina os países que continuam sem acesso a vacinas.
Media briefing on #COVID19 with @DrTedros https://t.co/YiMdHDIfq0
— World Health Organization (WHO) (@WHO) June 25, 2021
20h43 - Recuo em restrições de fim de semana para hóspedes é "excelente notícia". A Associação da Hotelaria de Portugal (AHP) considera uma "excelente notícia" a decisão de permitir aos hotéis em municípios de risco elevado e muito elevado "que prestem serviços de restauração e bebidas exclusivamente aos hóspedes", sem restrições de fim de semana.
20h26 - Angola com 280 novas infeções e duas mortes. Angola registou 280 novas infeções, duas mortes e 265 recuperados, nas últimas 24 horas, segundo dados divulgados hoje pela diretora nacional de Saúde Pública.
20h11 - Variante Delta já é dominante no país. De acordo com o o relatório de monitorização das linhas vermelhas, a variante Alpha (B.1.1.7 ou associada ao Reino Unido) foi a variante dominante durante mês de maio. Contudo, estima-se agora que "a variante Delta (B.1.617.2 ou associada à Índia) se tenha já sobreposto a esta à data atual".
20h06 - 'Linhas Vermelhas'. Tendência crescente mais acentuada em LVT e Algarve. Há uma tendência crescente da Covid-19 mais acentuada em Lisboa e Vale do Tejo (LVT) e Algarve, informou esta sexta-feira, o relatório de monitorização das linhas vermelhas para o novo coronavírus realizado pela Direção-Geral da Saúde (DGS) e pelo Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA).
19h45 - Alemanha põe Portugal em 'lista vermelha'. A Alemanha colocou, esta sexta-feira, Portugal na 'lista vermelha', fazendo com que os viajantes sejam obrigados a cumprir duas semanas de quarentena. A informação foi revelada pela Agência de Saúde alemã.
Germany declares Portugal, Russia virus-variant zones, restricts travel https://t.co/zsr2J0ZtZN pic.twitter.com/zZvCz8bjrs
— Reuters World (@ReutersWorld) June 25, 2021
19h06 - Automobilistas concordam e estão a cumprir restrições na AML. A ação de fiscalização da GNR nas portagens de Alverca da auto estrada 1 (A1), para controlar entradas e saídas na Área Metropolitana de Lisboa, decorre com normalidade e os automobilistas consideram a medida necessária para travar a pandemia.
18h52 - Pandemia custou 3.695 milhões de euros entre janeiro e maio. A pandemia de Covid-19 custou aos cofres do Estado 3.695,4 milhões de euros até maio, dos quais 438,8 milhões por redução da receita e 3.256,6 milhões por aumento de despesa, segundo a DGO.
18h41 - OMS alerta para disseminação rápida da variante Delta em não vacinados. A Organização Mundial da Saúde (OMS) alertou hoje para a disseminação rápida entre as pessoas não vacinadas da variante Delta, a mais transmissível das variantes do coronavírus SARS-CoV-2 identificada em 85 países.
18h36 - Metade da população em Portugal já tomou pelo menos uma dose da vacina. O Ministério da Saúde informou, esta sexta-feira, que 50% da população residente em Portugal Continental já tomou pelo menos uma dose da vacina contra a Covid-19. Em comunicado, a tutela adianta também que mais de 30% de pessoas no continente já estão completamente imunizadas contra o novo vírus.
50% de todos os residentes em Portugal Continental já tomou, pelo menos, uma dose da vacina contra a COVID-19 e mais de 30% tem o esquema vacinal completo. Até agora, foram inoculadas cerca de 7,8 milhões de vacinas no continente.#COVID19PT #SNS #Saúde pic.twitter.com/oGXRoiiAm5
— Saúde PT (@saude_pt) June 25, 2021
18h29 - Bolsonaro diz que polícia investigará compra de vacina indiana. O Presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, disse hoje que a Polícia Federal irá investigar a compra da vacina contra a Covid-19 Covaxin, desenvolvida pelo laboratório indiano Bharat Biontech, num contrato que é alvo de suspeitas de corrupção.
18h21 - Farmácias registam pico de procura de testes. As farmácias estão hoje a registar um pico de procura de testes ao novo coronavírus, segundo a Associação Nacional de Farmácias (ANF), que atribui esta situação às restrições para sair ou entrar na Área Metropolitana de Lisboa.
18h11 - Incidência sobe em Espanha pelo segundo dia consecutivo. A incidência acumulada voltou hoje a subir em Espanha, pelo segundo dia consecutivo, depois de várias semanas a baixar, num dia em que morreram 13 pessoas e há 4.924 novos casos, segundo números divulgados pelo Ministério da Saúde espanhol.
Actualización del informe de actividad de #vacunación en España: https://t.co/dffyUwDmUt
— Ministerio de Sanidad (@sanidadgob) June 25, 2021
Cuadro de mando: https://t.co/ffj7seeG2J
Más información en: https://t.co/FEl0ROiPQV#YoMeVacunoSeguro pic.twitter.com/c2KBzP06jV
17h48 - Daniel Oliveira recebe vacina da Covid-19 e agradece: "São heróis". No âmbito do plano nacional de vacinação contra a Covid-19, Daniel Oliveira recebeu esta sexta-feira, dia 27 de junho, a primeira dose da vacina. "1.ª dose. Por mim. Pelos meus. Por todos", escreve o apresentador, de 40 anos, ao partilhar com os seguidores uma fotografia captada após a inoculação.
17h38 - PSP vai controlar quem viaja de comboio, autocarro e avião de Lisboa. A PSP vai reforçar a fiscalização a partir de hoje na Área Metropolitana de Lisboa (AML), incidindo as ações sobretudo no controlo junto das pessoas que viagem de comboio, autocarro e avião.
17h25 - Infeções mais do que duplicam este ano, mas internamentos baixam 78%. Desde o início do ano, o número de pessoas infetadas com o novo coronavírus aumentou 107% em Portugal, mas a pressão sobre os serviços de saúde diminuiu em 84% nos internamentos por Covid-19 e 78% nos cuidados intensivos.
17h23 - Itália registou 56 mortes e mais 753 casos. Itália registou mais 56 mortes e 753 casos relacionados com a Covid-19 nas últimas 24 horas. Os dados foram revelados esta sexta-feira pelas autoridades do país. No total, desde o início da pandemia, o país já somou 127.418 óbitos e 4.256.451 infeções.
In Italia 753 nuovi casi e 56 morti. Tasso di positività allo 0,4% https://t.co/mGkaXfrHeV
— Corriere della Sera (@Corriere) June 25, 2021
17h17 - Ourém é o município de Lisboa e Vale do Tejo com mais vacinados. Cerca de 60% da população já foi vacinada contra a Covid-19. No total, foram administradas cerca de 40 mil doses. Ainda assim, de acordo com o autarca, há pessoas que não estão a comparecer quando chamadas para a vacinação.
17h03 - Reino Unido com mais 18 mortes e 15.810 casos nas últimas horas. Apenas nas últimas 24 horas, o Reino Unido somou 18 mortes e 15.810 casos relacionados com a Covid-19. Os dados, apresentados hoje pelas autoridades de Saúde, revelam ainda que, em sete dias, 90.511 pessoas testaram positivo ao novo coronavírus (um aumento de 47,9% em relação à semana anterior).
16h48 - Verificados anticorpos em 97,7% vacinados. Uma investigação do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra revelou ainda que a imunidade contra o novo vírus, após a vacinação, "é mais acentuada" em pessoas que estiveram anteriormente infetadas com Covid-19.
16h34 - Certificado "não é uma barreira" e facilita trajetos e acesso a eventos. O primeiro-ministro, António Costa, disse hoje que o certificado Covid-19 da União Europeia (UE) em vigor em Portugal "não é uma barreira", mas antes "torna mais acessível" situações como trajetos, idas a eventos culturais ou casamentos, rejeitando discriminação.
O Certificado Digital é um passo muito importante para uma recuperação económica e social segura. Conheça todas as vantagens e obtenha o seu em https://t.co/8WXui1FE7h#EUCOVIDCertificate #CertificadoDigital #EstamosOn #COVID19 pic.twitter.com/YS6IGogDMW
— República Portuguesa (@govpt) June 25, 2021
16h26 - Islândia vai ser o primeiro país europeu a levantar todas as restrições. A Islândia vai levantar este sábado, dia 26, todas as restrições impostas para enfrentar a pandemia de coronavírus, tornando-se assim no primeiro país europeu a fazê-lo, informa a Reuters. Esta sexta-feira, o ministro da Saúde, Svandís Svavarsdóttir, anunciou que os islandeses já não terão de respeitar o distanciamento social ou usar máscara.
16h06 - Algarve é a região do país com índice de transmissibilidade mais elevado. A região do Algarve é a que apresenta o índice de transmissibilidade (Rt) do vírus SARS-CoV-2 mais elevado no país, com 1,3, enquanto em Lisboa e Vale do Tejo desceu para 1,11 segundo dados divulgados hoje pelo INSA.
15h55 - Vacinação indevida? Maria Cerqueira Gomes conta o que a enfermeira disse. Em declarações à TVI24, Maria Cerqueira Gomes conta como teve conhecimento de que estava a decorrer no Centro de Vacinação do Cerco esta 'campanha', aparentemente indevida, para maiores de 18 anos. Saiba tudo aqui.
15h53 - Iniciados mais de 200 inquéritos crime por desvio ou fraude na vacinação. Em Portugal já foram iniciados 216 inquéritos crime de "eventuais desvios ou fraudes no processo de vacinação contra a Covid-19", informaram, esta sexta-feira, a Procuradoria-Geral da República (PGR) e a Polícia Judiciária (PJ). Destes inquéritos, "há cerca de trinta" cujas investigações desenvolvidas pela PJ foram "já concluídas e assim remetidas aos respetivos titulares".
15h17 - Merkel "ficou esclarecida" que Delta não está ligada à final da Champions. O primeiro-ministro disse hoje que a chanceler alemã "ficou esclarecida" na cimeira europeia que o crescimento da variante Delta em Portugal "não está ligado" à final da Liga dos Campeões, após críticas de Merkel sobre a situação portuguesa.
15h11 - Há 29 concelhos acima do limite de 240 casos por 100 mil habitantes. Lisboa, aliás, está perto de ultrapassar a barreira dos 480 casos por 100 mil habitantes (438/100 mil habitantes). O que já ultrapassou esse limite é Albufeira, um dos concelhos que recuou no plano de desconfinamento. O município algarvio regista agora, de acordo com a atualização feita pelo boletim da DGS, 490 casos por 100 mil habitantes.
Já se encontra disponível o Relatório de Situação de hoje, 25 de junho. Mais informações em https://t.co/5ot9pFm0YE...#DGS #sejaumagentedesaúdepública #estamoson pic.twitter.com/TsyvCXd7Ns
— DGS (@DGSaude) June 25, 2021
15h05 - GNR volta a controlar a partir de hoje circulação na AML. A GNR volta a realizar a partir de hoje uma operação para fiscalizar e controlar a circulação de e para a Aérea Metropolitana de Lisboa (AML), estando "particularmente atenta" aos movimentes nos principais eixos rodoviários e ferroviários.
15h02 - Von der Leyen admite que UE está "preocupada" com variante Delta. A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, reconheceu hoje que a UE está "preocupada" com a variante Delta da Covid-19, apelando à manutenção dos gestos barreira e à vacinação.
15h00 - Boa tarde! Iniciamos aqui um novo registo onde poderá acompanhar todas as incidências relacionadas com a Covid-19. Para recordar as notícias da manhã, clique aqui.
Leia Também: AO MINUTO: Incidência volta a subir. AML? "Está previsto na lei"
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com