Covid-19. Alemanha coloca Portugal na 'lista vermelha'
Viajantes serão obrigados a cumprir duas semanas de quarentena.
© Reuters
País Covid-19
A Alemanha colocou, esta sexta-feira, Portugal na 'lista vermelha', fazendo com que os viajantes provenientes do nosso país sejam obrigados a cumprir duas semanas de quarentena. A informação foi revelada pela Agência de Saúde alemã.
"Portugal é classificado como uma área de variantes [do SARS-CoV-2] de preocupação inicialmente durante duas semanas", dá conta a decisão do Instituto Robert Koch, a agência federal de saúde da Alemanha, acrescentando "que uma extensão" deste período "é possível".
A Rússia também foi considerada uma área de preocupação em relação a variantes do SARS-CoV-2 e, assim como Portugal, integrou a 'lista vermelha' alemã. A decisão entrará em vigor às 00h00 de terça-feira (29 de junho).
De recordar que, hoje, António Costa disse que a chanceler alemã "ficou esclarecida" na cimeira europeia que o crescimento da variante Delta em Portugal "não está ligado" à final da Liga dos Campeões, após críticas de Merkel sobre a situação portuguesa.
"Eu falei com a senhora Merkel e confirmei a própria interpretação que tinha feito das declarações que ela tinha proferido, não vi propriamente um incómodo ou crítica, vi mais como hipótese. Ela tinha um bocado a ideia que o crescimento da variante Delta poderia estar associado à final da Champions, [mas] verificou pelos números que, tendo a final tido lugar na cidade do Porto e estando dois terços desta variante concentrados na região de Lisboa, era muito difícil estabelecer qualquer tipo de ligação", afirmou António Costa.
Na passada terça-feira, a chanceler alemã, Angela Merkel, criticou a falta de regras comuns na UE relativamente às viagens, dando como exemplo a situação de aumento dos contágios em Portugal, que, a seu ver, "poderia ter sido evitada".
Leia Também: AO MINUTO: Portugal na 'lista vermelha' da Alemanha; 'Pico' nas farmácias
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com