Paquistão fechará fronteira se talibãs assumirem controlo do Afeganistão

O ministro dos Negócios Estrangeiros do Paquistão disse hoje que Islamabade encerrará a fronteira com o Afeganistão se os talibãs assumirem o controlo este país, noticiou a agência Associated Press (AP).

Notícia

© Reuters

Lusa
27/06/2021 16:11 ‧ 27/06/2021 por Lusa

Mundo

Paquistão

Shah Mahmood Qureshi acredita que a violência e a ilegalidade podem reinar no Afeganistão, após a retirada dos Estados Unidos, pelo que o Paquistão fechará a sua fronteira.

Segundo referiu, o Paquistão já acolheu 3,5 milhões de refugiados afegãos ao longo dos anos, mas não aceitará mais.

"Não podemos aguentar mais, teremos de fechar a nossa fronteira, temos de salvaguardar o nosso interesse nacional", disse Shah Mahmood Qureshi, numa conferência de imprensa semanal realizada em Multan, centro do país, citado pela AP.

O ministro acrescentou que continuará os seus esforços diplomáticos pela paz no país e dará as boas-vindas a uma liderança afegã democraticamente eleita.

Milhões de afegãos fugiram das lutas internas entre grupos 'mujahideen' para o Paquistão, após a retirada soviética em 1989.

Os talibãs governaram o Afeganistão até serem derrubados por uma coligação liderada pelos Estados Unidos, após os ataques de 11 de setembro de 2001 na América.

Nas últimas semanas, combatentes talibãs invadiram vários distritos no sul e no norte do Afeganistão, convencendo as forças de segurança do governo a renderem-se e apreenderam armas e veículos militares.

Leia Também: Religioso preso no Paquistão após proferir ameaças contra Malala

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas