AO MINUTO: Novos casos 'recuam' a fevereiro. Mais de 50% em Lisboa

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no mundo.

Notícia

© Getty Images

Notícias ao Minuto
30/06/2021 07:56 ‧ 30/06/2021 por Notícias ao Minuto

Mundo

Covid-19

Mais de metade da população em Portugal já tomou pelo menos uma dose da vacina contra a Covid-19. De acordo com o relatório da vacinação, divulgado, esta terça-feira, pela Direção Geral de Saúde (DGS), Lisboa continuou a vacinar mais na última semana, mas é o Norte que lidera com quase três milhões de doses administradas.

E mais de um ano depois da adoção de medidas para fazer face aos efeitos da pandemia na economia e nas famílias, chega hoje ao fim a proibição de corte de energia e telecomunicações. 

Com a entrada no segundo semestre de 2021, acaba também a moratória que impede despejos e denúncias de contratos de arrendamento, a suspensão da cessão dos contratos de arrendamento não habitacional, a redução nas rendas dos centros comerciais, a proibição de corte de comunicações eletrónicas e de energia e as moratórias bancárias. As moratórias para crédito ao consumo terminam igualmente hoje, depois de em março já terem chegado ao fim as moratórias privadas para crédito à habitação.

Pode consultar nestes mapas interativos a evolução da pandemia de coronavírus em Portugal e no mundo

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no mundo:

16h00 - Este registo chega ao fim, mas pode continuar a acompanhar-nos através deste link.

15h44 - Comissão Nacional do PS decide adiar congresso devido à pandemia. A Comissão Nacional do PS decidiu remarcar o congresso do partido, que estava previsto para 10 e 11 de julho, devido ao agravamento da situação pandémica. O 23.º Congresso do Partido Socialista deverá decorrer a 28 e 29 de agosto.

15h17 - Atraso no processo de residência deixa britânicos sem vacinas em Portugal. Centenas de britânicos que estabeleceram residência em Portugal em 2020 na sequência do 'Brexit' continuam sem acesso a serviços de saúde, incluindo às vacinas contra a covid-19, devido ao atraso no processo de registo.

15h02 - Recuperação económica "robusta" acima de 4% no 2.º semestre. O ministro das Finanças, João Leão, defendeu hoje em Lisboa, que a recuperação económica será "robusta" no segundo semestre, podendo ultrapassar os 4% inscritos no Programa de Estabilidade, apesar do impacto da pandemia.

14h50 - Quase 2 mil escoceses com Covid estiveram em eventos do Euro'2020. Quase duas mil pessoas - precisamente 1.991 - que vivem na Escócia marcaram presença em eventos relacionados com o Euro'2020 enquanto estavam infetadas com o novo coronavírus, avança a Reuters, citando a Public Health Scotland, o órgão de saúde pública do país.

14h36 - 'Luz verde' a centro de vacinação 'drive-thru' no Porto. O centro de vacinação 'drive-thru' no Porto, a instalar no Queimódromo, já teve 'luz verde' do Governo, devendo permitir, quando estiver operacional, a inoculação de 2.000 pessoas por dia, revelou hoje o presidente da autarquia.

14h32 - Governo vai comparticipar até quatro testes rápidos por mês. 
"A comparticipação é limitada ao máximo de quatro TRAg de uso profissional, por mês civil e por utente, sem prejuízo do disposto no número seguinte", pode ler-se na portaria publicada hoje em Diário da República.

14h10 - Moçambique vai receber mais de 1,5 milhões de doses em julho, que vão permitir acelerar o plano de vacinação no país, anunciou hoje o ministro da Saúde, Armindo Tiago

14h01 - Portugal com mais 4 mortes e 2.362 novos casos. Rt e incidência sobem. Portugal registou, nas últimas 24 horas, mais quatro mortes e 2.362 novos casos relacionados com a Covid-19. Desde 13 de fevereiro que não tínhamos tantas infeções diárias. O Rt e a incidência estão a subir.

No total, desde o início da pandemia, o nosso país já somou 17.096 vítimas mortais e 879.557 infeções confirmadas. De momento, há 33.471 casos ativos (mais 1.337) e 828.990 recuperados (mais 1.021). Em vigilância estão mais 2.166 pessoas (para um total de 53.275).

Notícias ao Minuto Matriz de Risco© DGS  

14h58 - Pandemia "acabou por parar" possível retirada de condecorações a Berardo. O Presidente da República afirmou hoje que "a pandemia acabou por parar ou suspender" o processo disciplinar instaurado em 2019 pelo Conselho das Ordens Nacionais a Joe Berardo que pode levar à retirada das suas condecorações.

13h50 - Açores com 30 novos casos de infeção e 26 recuperações. Os Açores diagnosticaram, nas últimas 24 horas, 30 novos casos positivos de Covid-19, dos quais 29 em São Miguel e um na Terceira, e 26 pessoas recuperaram da doença, informou hoje a Autoridade de Saúde.

13h41 - Bruxelas avalia se proibição alemã a viagens de Portugal "é proporcional".  A Comissão Europeia vai analisar se a decisão alemã de colocar Portugal na "lista vermelha" de viagens devido à Covid-19 "é proporcional", podendo depois pressionar Berlim, disse à agência Lusa fonte do executivo comunitário.

13h30 - Primeiro-ministro testou negativo, mas está em isolamento, no seguimento de um contacto com um caso positivo do seu gabinete. António Costa está sem sintomas e manterá "toda a atividade executiva à distância". "Em virtude de ter estado em contacto com um membro do gabinete que veio a ser um caso confirmado positivo à Covid-19, e não obstante já ter as duas doses da vacina há mais de mês e meio e de ter cumprido as regras de distanciamento físico e uso de máscara, o primeiro-ministro está a cumprir um período de confinamento profilático determinado pelas autoridades de saúde", pode ler-se numa nota do seu gabinete enviada às redações.

13h20 - Certificado digital em vigor amanhã com um milhão já emitidos em Portugal. Mais de um milhão de portugueses já têm o certificado digital para facilitar a circulação na União Europeia e que entra em vigor quinta-feira, mas que, em Portugal, também permite o acesso a eventos culturais, desportivos e familiares. Estes certificados começaram a ser emitidos a 16 de junho em Portugal.

13h12 -  A pandemia de Covid-19 fez pelo menos 3.940.888 mortos no mundo desde que o vírus foi detetado na China no final de 2019, segundo um balanço realizado hoje pela agência France-Presse a partir de fontes oficiais.

13h00 - Quem tomou 1ª dose AstraZeneca até 25 de abril pode tomar 2ª até domingo. As pessoas que foram vacinadas com a primeira dose da AstraZeneca até 25 de abril devem dirigir-se até domingo ao mesmo centro de vacinação para receber a segunda dose, informou fonte da 'task-force' do plano de vacinação.

12h57 - O governador do Banco de Portugal disse hoje que estender as moratórias dos créditos é uma "armadilha", pois dá uma "sensação de proteção" a clientes e bancos, mas não impede que os empréstimos sejam considerados em incumprimento.

12h50 - Putin apela aos russos para "ouvirem os especialistas" e serem vacinados, numa altura em que a Rússia é atingida por uma nova vaga da epidemia devido à variante Delta.

Falando durante a sua emissão televisiva anual de perguntas e respostas, Putin reconheceu que "sempre houve pessoas que, de um modo geral, consideram que não se deve tomar vacinas" e que "essas pessoas são numerosas" no país e no estrangeiro.

12h43 - Início da retoma do turismo no verão "abortou", diz presidente AHP. O Presidente da Associação da Hotelaria de Portugal (AHP), Raul Martins, afirmou hoje que a perspetiva de retoma do setor do turismo este verão "abortou", devido aos condicionalismos às viagens criados pelo Reino Unido e pela Alemanha.

12h30 - Marcelo pede "paciência" nesta fase de transição. O chefe de Estado explica que "estamos nessa transição, em que temos a vacinação a avançar", mas, ao mesmo tempo, temos ainda "felizmente com menor gravidade, um número elevado de casos" de Covid-19.

Por isso mesmo, pede aos "mais impacientes" que percebam que esta fase de transição ainda deverá demorar alguns meses, "até ao outono".

12h15 - Alojamento e restauração em Cabo Verde há um ano com perdas acima de 90%. O comércio liderou a recuperação económica em Cabo Verde no primeiro trimestre deste ano, mas a ausência de turismo continuou a afetar o alojamento e restauração, que recuou mais de 90% no último ano, segundo dados do INE.

12h10 - Unilabs lança novo teste PCR que consegue identificar a variante Delta. A empresa de diagnósticos afirma estar a trabalhar com as autoridades no sentido de optimizar as medidas de saúde pública para combater a pandemia.

12h00 - Táxis e TVDE com separadores entre condutor e passageiro até fim do ano. Os táxis e os veículos das plataformas eletrónicas (TVDE) vão manter até 31 dezembro de 2021 o uso de separador entre o condutor e os passageiros para proteção contra a Covid-19, segundo uma deliberação do Governo hoje publicada.

11h40 - Especialista do São João alerta para 4.ª vaga na região Norte. O aumento de pessoas que testam positivo à Covid-19 no Hospital de São João, no Porto, mostra que a pandemia está a progredir no Norte, disse hoje um dos responsáveis desta unidade. 

11h30 - Menores de 18 anos que viajam do Reino Unido para Portugal Continental com um dos pais ou tutor totalmente vacinados não terão de ficar em quarentena. A clarificação surge depois de Portugal ter colocado o Reino Unido na lista de países sujeitos a quarentena e na sequência de dois dias de confusão sobre se as novas regras se aplicavam a menores.

Segundo as regras, os adultos devem ficar em quarentena por 14 dias, a menos que provem que receberam a segunda dose da vacina quinze dias antes da chegada. No caso dos jovens a partir dos 12 anos, é necessário apresentar um teste à Covid-19 negativo. 

11h12 - Publicada prorrogação de isenção do IVA em bens de combate à pandemia. O despacho que prolonga até final deste ano a isenção de IVA nas aquisições de bens necessários ao combate à Covid-19 por entidades públicas ou sem fins lucrativos foi hoje publicado em Diário da República.

11h00 - O evento Douro Primeira Prova, que iria apresentar no Peso da Régua 150 vinhos a 100 especialistas provenientes de 11 países, foi cancelado por causa da pandemia de Covid-19, anunciou hoje a organização.

10h50 - AHRESP defende que "mais e melhores apoios cheguem urgentemente". A Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal sugere algumas das medidas que entende que deveriam ser aplicadas:

  • Proteção do Emprego
  • Apoio à Contratação de Profissionais
  • Qualificação das Pessoas
  • Linhas a Fundo Perdido
  • Prorrogação das Moratórias
  • IVA à Taxa Reduzida
  • Mais Incentivos ao Consumo
  • Acesso Simplificado aos Apoios e Clareza das Normas

10h43 - O presidente Russo, Vladimir Putin, recebeu a vacina Sputnik V contra a Covid-19. Putin recebeu a primeira dose em março, sem a presença da comunicação social - como tem acontecido com outros líderes mundiais -, e a segunda em abril. Na altura, o Kremlin recusou-se a revelar que vacina iria receber o presidente russo.

10h35 - 'Casa Aberta'. Eis todos os pontos em que se pode vacinar contra a Covid. A vacinação na 'Casa Aberta', modalidade que permite aos utentes com 50 anos ou mais vacinarem-se com a primeira dose e sem agendamento prévio, está disponível nas cinco Administrações Regionais de Saúde (ARS) do continente - Algarve, Alentejo, Lisboa e Vale do Tejo, Centro e Norte - em diferentes locais e com diversos horários. 

Carregue aqui para aceder à lista. 

 

09h45 - Rússia regista o número mais alto de mortes desde o início da pandemia. O país reportou hoje 669 mortes nas últimas 24 horas, numa altura em que o número de casos também está a aumentar, uma situação que as autoridades de saúde associam à variante Delta. Desde ontem, a Rússia somou mais 21.042 testes positivos, mais de cinco mil só em Moscovo.

09h35 - Timor-Leste registou hoje a 23.ª morte de uma pessoa infetada com o SARS-CoV-2, uma mulher de 60 anos que morreu em Díli e que tinha um historial de diabetes e cancro, anunciaram as autoridades timorenses.

09h25 - Eis quando pode pedir os apoios extraordinários Covid-19 em julho. om junho a terminar, a Segurança Social já divulgou quando é que vai ser possível pedir os apoios extraordinários no âmbito da pandemia no próximo mês. O período entre 1 e 12 de julho é aquele ao qual deve prestar mais atenção. Saiba aqui quando pode pedir os apoios.

09h10 - São agora sete as cidades em confinamento na Austrália, numa altura em que as autoridades lutam para evitar a disseminação da variante Delta. Quase metade da população - mais de 12 milhões de pessoas - tem indicações para ficar em casa em Sydney, Brisbane, Perth, Darwin, Townsville, Gold Coast e Alice Springs. A Austrália registou um ligeiro aumento de casos esta quarta-feira, para mais de 200 casos. 

08h30 - Mais de um ano depois, despejos e cortes voltam a ser permitidos. Com a chegada do segundo semestre, chega ao fim a moratória que impede despejos e denúncias de contratos de arrendamento, a suspensão da cessão dos contratos de arrendamento não habitacional, a redução nas rendas dos centros comerciais, a proibição de corte de comunicações eletrónicas e de energia e as moratórias bancárias.

08h16 - Madeira na lista verde britânica a partir de hoje. Quem tenha regressado ao Reino Unido a partir das 4h, vindo da Madeira, Malta, Ilhas Baleares ou algumas ilhas das Caraíbas, já não precisa de cumprir quarentena durante dez dias.

08h00 - O Presidente russo, Vladimir Putin, responde hoje às perguntas de alguns cidadãos no "Linha Direta com o Presidente", um programa que acontece uma vez por ano, e que, desta vez, terá como foco o coronavírus, seu impacto e a campanha de vacinação em massa contra a doença.

07h45 - As pessoas que tenham contraído Covid-19 depois de terem recebido uma dose da vacina levarão a dose de reforço ao fim de seis meses, explicou esta terça-feira a Direção-Geral da Saúde. De acordo com a Rádio Renascença, os doentes que já tenham recebido a primeira dose farão sempre o esquema completo.

07h38 - Alemanha regista 808 novos casos e 56 mortos por Covid-19. Segundo os dados atualizados do Instituto Robert Koch, a incidência semanal continua a cair e está agora nos 5,2 (ontem era de 5,4). Todas as regiões do país germânico encontram-se a 'verde', ou seja, com baixo risco de transmissão.

07h30 - A presidente da Comissão Nacional de Promoção dos Direitos e Proteção das Crianças e Jovens considera que no ano mais desafiante da vida individual e global, as comissões de proteção conseguiram reinventar-se, garantindo que nenhuma criança ficaria para trás.

07h25 - Vacina da Moderna produz anticorpos contra variante Delta, anunciou hoje a biotecnológica sediada no Massachusetts, nos Estados Unidos da América (EUA). De acordo com a nota, a vacina produzida pela Moderna também produz anticorpos contra as variantes do SARS-CoV-2 identificadas na Nigéria, Uganda e Angola.

 

 

07h23 - Impacto no turismo pode custar 4 biliões de dólares à economia mundial. A economia mundial pode perder mais de quatro biliões de dólares (três biliões de euros), divulgou hoje a Conferência das Nações Unidas para o Comércio e Desenvolvimento (UNCTAD).

As perdas são maiores nos países em vias de desenvolvimento, já que a ausência de um programa de vacinação generalizada contra a Covid-19 mantém os turistas longe dessas regiões.

07h20 - Moratórias para crédito ao consumo terminam hoje, depois de em março já terem chegado ao fim as moratórias privadas para o crédito à habitação. Segundo os dados consultados pela Lusa no Banco de Portugal, em abril havia 15.141 milhões de euros de crédito de particulares com moratórias, dos quais 13.309 milhões de euros eram crédito à habitação.

07h17 - O líder norte-coreano demitiu vários responsáveis devido a um "incidente grave" relacionado com a luta contra a pandemia de Covid-19, noticiou hoje a agência oficial do país.

A agência não forneceu mais pormenores, adiantando apenas que o líder norte-coreano acusou os visados de "caírem na armadilha do egoísmo e da passividade".

07h15 - Enquanto dormia:

  • A China detetou nove casos de Covid-19 nas últimas 24 horas, todos oriundos do estrangeiro, anunciaram hoje as autoridades de saúde do país;
  • O México registou 5.711 infetados e 195 mortos por Covid-19 nas últimas 24 horas, o que eleva o total de óbitos para 232.803 desde o início da pandemia, informou na terça-feira o Ministério da Saúde.

07h10 - Bom dia, inicia-se aqui um novo registo de atualização da pandemia em Portugal e no mundo. Para recordar o que de mais importante aconteceu ontem, clique aqui.

Leia Também: AO MINUTO: Brasil suspende com a Covaxin; Norte já deu 3 milhões de doses

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas