China confirma visita de vice-secretária de Estado norte-americana

A vice-secretária de Estado norte-americana, Wendy Sherman, vai visitar a cidade de Tianjin, no nordeste da China, nos dias 25 e 26 de julho, onde reunirá com diplomatas chineses, confirmou hoje o Ministério dos Negócios Estrangeiros chinês.

Notícia

© Getty Images

Lusa
22/07/2021 10:38 ‧ 22/07/2021 por Lusa

Mundo

China

 

Em comunicado, o Ministério detalhou que Sherman vai reunir com o responsável pelas relações entre os Estados Unidos e a China da diplomacia chinesa, Xie Feng, e posteriormente com o Ministro dos Negócios Estrangeiros, Wang Yi.

Segundo a mesma fonte, a diplomacia chinesa vai deixar claro aos Estados Unidos os seus "princípios de desenvolvimento das relações" entre os dois países, com uma "atitude firme para proteger a sua soberania" e exigir que os Estados Unidos "parem de se intrometer nos assuntos internos da China".

O Departamento de Estado dos EUA já anunciado, na quarta-feira, a visita, que visa, segundo o comunicado, "manter conversas sinceras" com a China e "administrar com responsabilidade" a relação entre as duas potências.

O encontro entre Sherman e Xie é o primeiro presencial entre emissários de alto nível dos Estados Unidos e da China após a cimeira realizada em março passado, no Alasca, na qual o secretário de Estado norte-americano, Antony Blinken, e o chefe das relações externas do Partido Comunista Chinês, Yang Jiechi, protagonizaram uma tensa discussão.

Esta semana, os dois países trocaram acusações sobre ciberataques.

As relações entre Pequim e Washington deterioraram-se, nos últimos anos, devido a uma prolongada guerra comercial e tecnológica e diferendos na questão dos direitos humanos ou sobre o estatuto de Hong Kong e Taiwan e a soberania do Mar do Sul da China.

Leia Também: Vice-secretária de Estado dos EUA visita a China em clima de tensão

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas