Recolher noturno em 31 das províncias do Afeganistão após ofensiva talibã

As autoridades afegãs, que se debatem nos últimos dois meses com uma vasta ofensiva dos talibãs, decretaram hoje recolher noturno obrigatório em todo o país, com exceção de três províncias, incluindo Cabul.

Notícia

© Lusa

Lusa
24/07/2021 ‧ 24/07/2021 por Lusa

Mundo

Afeganistão

"A fim de conter a violência e limitar os movimentos dos talibãs, o recolher noturno foi decretado em 31 províncias do país", informou o Ministério do Interior afegão em comunicado, sublinhando que unicamente as províncias de Cabul, Panchir (nordeste) e Nangarhar (leste) não são abrangidas por esta medida.

O porta-voz daquele ministério, Ahmad Zia Zia, adiantou aos jornalistas que recolher noturno vigora entre as 22:00 e as 04:00 (hora local). Escusou-se a adiantar durante quanto tempo a medida será imposta aos cidadãos.

Os talibãs lançaram uma ofensiva em larga escala contra as forças afegãs no início de maio, logo após a retirada final das forças internacionais do Afeganistão, programada para ser concluída no final de agosto.

Grupos de talibãs apoderaram-se de grandes zonas rurais do país e as forças afegãs, que até agora têm oferecido pouca resistência, controlam essencialmente as estradas principais e capitais de província.

Leia Também: Afeganistão faz regressar embaixador após sequestro da filha no Paquistão

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas