Os responsáveis pela Organização Mundial da Saúde, Organização Mundial do Comércio, Fundo Monetário Internacional e Banco Mundial emitiram um apelo coletivo para que os fabricantes de vacinas contra a Covid-19 deem prioridade aos países mais pobres.
Num comunicado conjunto, as organizações defendem que os países que estão mais avançados no processo de vacinação devem rapidamente libertar doses para os países mais pobres.
"Reiteramos a urgência de fornecer acesso às vacinas, testes e tratamentos para a Covid-19 para pessoas em todo o mundo em desenvolvimento", lê-se no comunicado, citado pela agência de notícias francesa AFP. "Pedimos aos países com programas avançados de vacinação contra a Covid-19 que cedam rapidamente o máximo possível das suas doses e opções de vacinas contratadas para a Covax, AVAT (African Vaccine Acquisition Trust) e países de de baixo e médio rendimento."
As quatro organizações internacionais criaram uma task-force de vacinação anti-covid para países em desenvolvimento, a fim de identificar e resolver entraves à produção.
Some stats on #COVID19 vaccine rollout in Africa!
— WHO African Region (@WHOAFRO) July 31, 2021
82 million doses received
62 million doses administered
520 million doses expected via #COVAX and #AVAT by end 2021 pic.twitter.com/Qo5holq2qF
Leia Também: AO MINUTO: Há mais de 4 mil recuperados. Internamentos voltam a cair