João Lourenço, que iniciou hoje uma visita de Estado ao Gana, a primeira neste país, percorreu na capital do país, Acra, o Memorial dedicado ao líder fundador do Gana e pan-africanista convicto, Nkwame N'krumah, depositando uma coroa de flores na tumba do histórico político.
De acordo com uma nota dos serviços de imprensa do Presidente, o chefe de Estado angolano escreveu no livro de honra uma mensagem homenageando Nkwame N'krumah pelas "ideias revolucionárias" que "se tornaram fonte de inspiração para os povos de África se lançarem à luta contra a dominação colonial, pelo resgate da sua dignidade, pela liberdade e Independência".
João Lourenço elogiou a "dimensão universal" do estadista ganense, precursor do pan-africanismo que "colocou de forma abnegada o seu saber, a sua visão política e coragem ao serviço das causas nobres da autodeterminação e soberania do Gana" e se destacou por um "legado que perdura no tempo e atravessa gerações".
Kwame Nkrumah foi primeiro-ministro do Gana, depois da independência do país em março de 1957, tornando-se Presidente em 1960.