Inundações danificam milhares de casas no Sudão

Chuvas torrenciais causaram hoje inundações repentinas por todo o Sudão, danificando milhares de habitações e submergindo uma parte da capital Cartum, constatou a agência France-Presse (AFP) no local.

Notícia
AnteriorSeguinte

© Getty Images

Lusa
08/08/2021 11:28 ‧ 08/08/2021 por Lusa

Mundo

Sudão

 

As chuvas fortes costumam registar-se no país de junho a outubro, o que faz com que o Sudão enfrente grandes inundações que danificam ou destroem infraestruturas e plantações.

Em Atbara, no nordeste do país, casas "afundaram-se" devido à subida das águas, de acordo com a agência Suna, citada pela AFP.

Os correspondentes da agência francesa constataram ainda no sábado que várias ruas da capital sudanesa, Cartum, estavam submersas, com os carros a ter dificuldades em circular.

Veja as imagens na galeria acima das inundações que estão a devastar o Sudão. 

Na quinta-feira, o Gabinete das Nações Unidas para a Coordenação de Assuntos Humanitários (OCHA, na sigla em inglês) indicou que 12 mil pessoas foram afetadas pelas intempéries em oito dos dezoito estados do Sudão desde o início da época das chuvas.

"Mais de 800 habitações foram destruídas e 4.400 ficaram danificadas", acrescentou o gabinete da ONU.

No ano passado, Cartum declarou o estado de emergência durante três meses para fazer face às inundações, que atingiram pelo menos 830 mil pessoas e 166 mil residências.

O Nilo Azul, que se junta ao Nilo Branco em Cartum para formar o rio Nilo, já tinha registado o nível mais alto alguma vez registado.

Leia Também: Novo parlamento do Sudão do Sul toma posse

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas