Canadá envia forças especiais para evacuar embaixada em Cabul

Forças especiais canadianas vão ser destacadas para o Afeganistão para evacuar a embaixada em Cabul, noticiou a agência de notícias Associated Press, que cita um responsável que pediu para não ser identificado.

Notícia

© Reuters

Lusa
13/08/2021 06:21 ‧ 13/08/2021 por Lusa

Mundo

Afeganistão

Poucas semanas antes de os EUA deixarem por completo o Afeganistão, os norte-americanos também estão a enviar 3.000 militares para o aeroporto de Cabul para ajudar a uma evacuação parcial da sua embaixada e dar apoio terrestre e aéreo a um aoperção semelhante do Reino Unido.

Londres vai enviar, temporariamente, cerca de 600 soldados para o Afeganistão para ajudar os britânicos a deixar o país, face ao avanço militar dos talibãs, anunciou na quinta-feira o ministro da Defesa do Reino Unido.

Os talibãs lançaram uma vasta ofensiva contra as forças do Governo de Cabul no início de maio, após o anúncio da retirada final das forças internacionais do Afeganistão, que deve estar concluída no final deste mês.

Localizado na Ásia, o Afeganistão faz fronteira com seis países (Paquistão, Tajiquistão, Irão, Turquemenistão, Uzbequistão e China), sendo a paquistanesa a mais extensa, com 2.670 quilómetros.

Leia Também: Afeganistão. EUA reenviam militares para retirar cidadãos de embaixada

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas