O Secretário da Defesa dos Estados Unidos, Lloyd Austin, revelou esta sexta-feira, durante uma chamada com congressistas, que cidadãos norte-americanos que estão a tentar sair do Afeganistão já foram agredidos por talibãs, informa o Politico.
Esta revelação de Austin contradisse o que o presidente Joe Biden afirmou pouco tempo antes numa declaração ao país sobre a operação para retirar pessoas do Afeganistão.
Durante a declaração, Biden referiu que não tinha informação de que cidadãos americanos estivessem a ter problemas para passar os checkpoints dos talibãs e chegar ao aeroporto de Cabul.
Na conversa com os congressistas, o Secretário da Defesa considerou que as agressões a americanos por parte dos talibãs são “inaceitáveis”, mas não entrou em pormenores sobre o que as forças americanas podem fazer para garantir uma passagem segura até ao aeroporto Hamid Karzai.
Aliás, Lloyd Austin recusou “admitir ou descartar” a possibilidades dos soldados dos Estados Unidos irem além do aeroporto para tentarem assegurar essa passagem em segurança.
Ainda assim, o Secretário da Defesa fez notar que, de uma forma geral, os cidadãos americanos não estão a ser impedidos de se deslocarem até ao aeroporto da capital afegã.
Leia Também: "Tínhamos alguma razão para lá estar? Ameaça do terrorismo metastizou-se"