Ministra espanhola admite risco de atentado no aeroporto de Cabul

A ministra da Defesa espanhola, Margarita Robles, afirmou que há um risco real de um atentado terrorista no aeroporto de Cabul, que deve ser encarado como uma ameaça pelas tropas internacionais naquele local.

Notícia

© Lusa

Lusa
23/08/2021 15:23 ‧ 23/08/2021 por Lusa

Mundo

Afeganistão

Em entrevista hoje divulgada pelo jornal La Sexta, Robles disse que os norte-americanos irão replicar o sistema de transferência de fugitivos do Afeganistão implantado por Espanha, que consiste num transporte aéreo com aeronaves militares entre Cabul e Dubai, complementado por uma linha de voos com aviões comerciais com escala em Atenas.

Sem se expressar claramente a favor ou contra a criação de um exército europeu, a ministra da Defesa de Espanha defendeu a continuação dos trabalhos sobre uma "política de defesa comum", e destacou: "Todos temos que aprender lições, porque houve um fracasso muito claro".

Questionada sobre o perfil das pessoas que Espanha está a retirar do Afeganistão, a ministra - sem entrar em pormenores para não colocar em risco as suas famílias que permanecem no seu país - indicou que se trata de "famílias inteiras" com "muitos filhos" e "muitas mulheres", "poucos homens solteiros" e "algumas mulheres solteiras" que foi possível incluir nos voos.

A ministra espanhola disse que os refugiados afegãos estão a viajar com "pouquíssimos pertences, praticamente apenas com o que trazem vestido e uma pequena mala".

Leia Também: Afeganistão: EUA retiram 10.400 pessoas em 24 horas entre domingo e hoje

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas