AO MINUTO: Casos ativos descem; Vacinas mRNA menos eficazes contra Delta
Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no mundo.
© Getty Images
Mundo Covid-19
Portugal reportou esta terça-feira 2.261 novos casos de infeção e mais 13 óbitos, de acordo com o boletim epidemiológico divulgado pela Direção-Geral de Saúde (DGS).
Ontem à noite, num comício de verão em Monte Gordo, Catarina Martins frisou que o sucesso da vacinação contra a Covid-19 em Portugal se deveu ao Serviço Nacional de Saúde (SNS) e a uma população "solidária" que acredita nele.
A coordenadora do Bloco de Esquerda salientou que Portugal tem um "processo de vacinação" dos "mais completos na Europa".
Portugal é um dos países do mundo mais avançados no processo de vacinação contra a Covid-19, revelou, esta segunda-feira, o site ‘Our World in Data’.
De acordo com o portal especializado no tratamento de dados, Portugal é o 11.º país com maior percentagem da população totalmente inoculada. À nossa frente estão apenas 10 países e só um deles tem mais população que nós, o Chile com 18 milhões de habitantes.
Consulte nestes mapas interativos a evolução da pandemia de coronavírus em Portugal e no mundo.
Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no mundo.
15h44 - Termina aqui este registo de acompanhamento dos mais recentes desenvolvimentos sobre a pandemia. Pode continuar a seguir-nos neste novo registo.
15h14 - As autoridades de saúde britânicas informaram que 4.700 pessoas que testaram positivo à Covid-19 marcaram presença no festival de música e de surf Boardmasters ou estiveram ligadas a este evento, que decorreu entre os dias 11 e 15 deste mês na Cornualha, em Inglaterra.
O evento contou com a presença de cerca de 50 mil pessoas durante quatro dias e teve como cabeças de cartaz os Gorillaz e os Foals.
14h55 - A Agência Europeia do Medicamento (EMA) autorizou o aumento da capacidade de fabrico de vacinas da BioNTech / Pfizer & Moderna, por forma a responder às necessidades de fornecimento na UE.
EMA has approved increasing the manufacturing capacity of vaccines from BioNTech/Pfizer & Moderna. This is expected to support the continued supply of #COVID19vaccines in the EU 🇪🇺
— EU Medicines Agency (@EMA_News) August 24, 2021
Read more:
https://t.co/ckwHqPmYuq pic.twitter.com/9LFW7TZ4VN
14h53 - Israel anunciou hoje que foi autorizado que pessoas a partir dos 30 recebam a terceira dose da vacina contra o novo coronavírus, para combater o aumento dos contágios ligados à variante Delta.
14h50 - O surto de Covid-19 detetado no início de agosto, na Santa Casa da Misericórdia de Proença-a-Nova, regista atualmente quatro casos positivos, todos eles de funcionários, não se verificando qualquer infeção entre os utentes.
14h03 - Portugal registou, nas últimas 24 horas, mais 2.261 novos casos de infeção pelo novo coronavírus e 13 mortes relacionadas com a Covid-19, indica o boletim epidemiológico divulgado pela Direção-Geral da Saúde (DGS) esta terça-feira. Já o número de recuperados cifrou-se em 3.610, o que fez descer os casos ativos no país, registando-se hoje menos 1.362 casos ativos comparativamente com o dia de ontem.
Também o número de internamentos baixou, tendo sido notificados menos 17 pacientes internados em enfermarias e menos três em Unidades de Cuidados Intensivos, o que perfaz um total de 716 e 148, respetivamente.
13h51 - Entre 70 milhões a 80 milhões de pessoas na Ásia-Pacífico atingiram níveis de pobreza extrema em 2020 devido à pandemia de Covid-19, situação que ameaça o cumprimento das metas de desenvolvimento sustentável da região, foi hoje divulgado.
13h49 - Um estudo do Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA) sugere que as vacinas de tecnologia mRNA (Pfizer e Moderna) são menos eficazes a prevenir a infeção pela variante Delta do coronavírus SARS-CoV-2.
12h59 - A pandemia de Covid-19 matou, até hoje, pelo menos 4.439.888 pessoas no mundo desde o final de dezembro de 2019, segundo um levantamento realizado pela agência de notícias francesa AFP com base em fontes oficiais.
12h47 - Após o regulador norte-americano, a Food and Drug Administration (FDA), ter aprovado de forma definitiva a vacina da Pfizer e da BioNTech, Anthony Fauci instou o povo americano a fazer a sua parte e sublinhou que, se a “grande maioria” da população for vacinada, os Estados Unidos podem entrar na primavera do próximo ano com a pandemia sob controlo.
“Esperamos chegar a esse ponto… mas não há garantias porque isso depende de nós”, vincou.
12h28 - A Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos (SRCOM) aplaudiu hoje a adesão massiva à vacinação contra a Covid-19 e mostrou "profundo reconhecimento" pelo trabalho e dedicação dos médicos e dos profissionais envolvidos no processo.
11h53 - O Vice-almirante Gouveia e Melo esclareceu que "o que se está a discutir neste momento não é um reforço generalizado da vacinação" contra a Covid-19 em Portugal, mas sim a administração da terceira dose em pessoas imunodeprimidas (com as defesas reduzidas). No entanto, frisou, o assunto ainda está a ser estudado pela Direção-Geral de Saúde, entidade que ainda não tomou nenhuma decisão.
"Não há nenhuma decisão sobre a terceira dose da vacina. É um assunto que a DGS está a tratar. Não há sequer a certeza científica da sua necessidade", disse o responsável pela Task Force da vacinação contra a Covid-19.
10h54 - O mais recente relatório de diversidade genética do SARS-CoV-2 indica que a frequência da variante Delta, inicialmente identificada na Índia, é de 100% em todas as regiões de Portugal.
O relatório do Instituto Nacional de Saúde Ricardo Jorge (INSA) sobre a diversidade genética do SARS-CoV-2 em Portugal refere também que não se detetaram novos casos da variante Lambda (C.37), a qual apresenta circulação vincada nas regiões do Peru e do Chile.
10h39 - Cientistas portugueses do Instituto de Tecnologia Química e Biológica da Universidade NOVA de Lisboa descobriram três remédios que fragilizam o novo coronavírus, avança o Diário de Notícias. Os fármacos estão no mercado e são usados noutras situações.
10h37 - As pessoas infetadas com a variante Delta do SARS-CoV-2 têm uma carga viral 300 vezes mais elevada do que as infetadas com a estirpe original do vírus, revelou um estudo da Agência de Prevenção e Controlo de Doenças Coreana (KDCA, na sigla em inglês).
A KDCA informa que a carga viral vai diminuindo gradualmente - 30 vezes mais elevada após quatro dias e 10 vezes mais elevada nove dias após a infeção. Dez dias depois da infeção já correspondia aos níveis de carga viral de outras variantes.
10h23 - Timor Leste registou hoje um recorde de casos diários com 532 novas infeções nas últimas 24 horas, registando ainda mais dois óbitos, ambos em Díli, informaram as autoridades.
9h56 - A diretora da Unidade de Infecciologia do Hospital Dona Estefânia, Maria João Brito, defendeu, em declarações à SIC Notícias, que a utilização das máscaras nas escolas "deve ser uma decisão pensada, discutida e tomada com base em estudos científicos" e "com base naquilo que se passa, do ponto de vista epidemiológico, no nosso país".
"Pessoalmente, penso que ainda se vai manter", posicionou-se, argumentando que, apesar de ser uma decisão política, os políticos, no geral, concordam que a decisão sobre a utilização das máscaras "deve ser assente numa decisão técnica".
8h42 - Cientistas brasileiros da Universidade Harvard, nos Estados Unidos, e da Universidade Nove de Julho (Uninove), em São Paulo, começaram um estudo piloto de forma a discernir se a estimulação elétrica não invasiva do nervo vago, uma estrutura do sistema nervoso, pode acarretar benefícios aos doentes com quadros severos da infeção pelo SARS-CoV-2.
7h58 - O Hamas, no poder na faixa de Gaza, vai oferecer aos habitantes que forem vacinados a participação numa lotaria com um prémio de até 2.600 euros, iniciativa lançada para fomentar a vacinação no território.
7h55 - Olivier Véran, ministro francês da Saúde, apelou aos cidadãos que estão de férias no sul de França, mais afetado pela quarta vaga de Covid-19, para que tenham cuidado no regresso a casa, evitando disseminar o vírus.
"É preciso ser muito vigilante. Peço aos franceses que tenham cuidados nos próximos dias e semanas, que respeitem os gestos de prevenção, que usem sempre a máscara onde for necessário e que lavem as mãos", aconselhou o ministro numa entrevista televisiva ao canal BFMTV.
7h53 - A China anunciou hoje que foram diagnosticados 35 casos de Covid-19, nas últimas 24 horas, incluindo um por contágio local, localizado na província de Henan, no centro do país.
A Comissão de Saúde da China indicou que, até à meia-noite local, o número total de infetados ativos no país asiático se fixou em 1.634, entre os quais 19 em estado grave.
7h52 - Na Alemanha foram diagnosticados 5.747 novos contágios e morreram mais 42 pessoas em 24 horas, segundo os dados divulgados pelo Instituto Robert Koch. Em termos globais, a Alemanha soma 3.877.612 infeções e 92.022 vítimas mortais.
Nos últimos sete dias, a incidência acumulada situa-se em 58 casos por 100 mil habitantes.
7h50 - A associação que representa os ginásios (Portugal Ativo | AGAP) afirmou hoje que "foram ignorados na segunda fase de desconfinamento" e que o setor do fitness "está incompreensivelmente em contraciclo com o resto do país".
7h40 - Bom dia! Damos agora início a um novo registo, mas pode consultar as anteriores atualizações relativas à pandemia aqui.
Leia Também: AO MINUTO: Vacinação em qualquer centro; Mais de 300 mortos no Brasil
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com