Autoridade diz que vírus é natural, sem excluir acidente em laboratório
Diretor dos Institutos Nacionais de Saúde norte-americanos sublinha que o vírus SARS-CoV-2 "não tem as marcas de ter sido criado intencionalmente por humanos".
© Stefani Reynolds-Pool/Getty Images
Mundo EUA
O diretor dos Institutos Nacionais de Saúde norte-americanos (NIH) indicou, na segunda-feira, que a Covid-19 "não tem as marcas de ter sido criado intencionalmente por humanos", mas não colocou de parte a hipótese de ter saído acidentalmente de um laboratório em Wuhan.
"A vasta evidência de outras perspetivas diz que não, este vírus ocorreu naturalmente. Não quer dizer que não estivesse sob análise, secretamente, no Laboratório de Virologia de Wuhan e que tenha escapado de lá, não sabemos isso. Mas o vírus não tem marcas de ter sido criado intencionalmente por humanos", disse Francis Collins, à CNBC.
Estas declarações foram feitas numa altura em que o presidente norte-americano, Joe Biden, se prepara para ser informado sobre a investigação às origens da Covid-19, pedida pelo próprio no final de maio.
De acordo com a Reuters, que cita fontes conhecedoras do relatório, há corroboração, no últimos meses, de que o vírus se tenha espalhado naturalmente entre animais, aumentando a suspeita de um acidente de laboratório.
O chefe da missão da ONU em Wuhan, recorde-se, disse que o paciente zero terá sido uma pessoa que estava a recolher amostras de coronavírus em morcegos.
Leia Também: AO MINUTO: "Vírus não tem marcas de ter sido criado por humanos"
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com