Os últimos aviões das forças militares norte-americanas descolaram do aeroporto Hamid Karzai, em Cabul, um minuto antes da meia-noite de terça-feira no Afeganistão (20h30 desta segunda-feira em Portugal Continental), confirmou o Pentágono, isto depois de um combatente talibã que estava no aeroporto já ter avançado que os militares dos Estados Unidos tinham deixado o país.
Os Estados Unidos respeitaram assim a data limite de 31 de agosto para a retirada total das suas forças do Afeganistão.
A descolagem dos derradeiros aviões militares norte-americanos simbolizou o fim da ocupação dos Estados Unidos, que durou 20 anos.
De acordo com a Associated Press, o guarda talibã no aeroporto da capital afegã, Hemad Sherzad, disse que após os últimos cinco aviões americanos levantarem voo do aeroporto de Cabul foram disparados vários tiros para o ar para comemorar o fim de uma guerra de duas décadas.
Pouco tempo depois, em Washington, o general Frank McKenzie, o chefe do Comando Central das Forças Armadas dos Estados Unidos, anunciava a conclusão da operação de retirada de cidadãos norte-americanos e afegãos e da operação militar no Afeganistão.
Mais de 116 mil pessoas foram retiradas do país desde que os talibãs capturaram Cabul e assumiram o poder, há duas semanas.
[Notícia atualizada às 22h24]
Leia Também: China e Rússia demarcam-se de aviso do Conselho de Segurança aos talibãs