A Organização Mundial de Saúde (OMS) afirmou, esta terça-feira, que o número de novos contágios da Covid-19 está a passar uma fase de planalto, ou seja, de estabilização.
Segundo a epidemiologista chefe da Organização Mundial de Saúde (OMS), Maria van Kerkhove, o mundo entrou agora numa fase de planalto no que diz respeito às curvas de infeção pelo novo coronavírus, embora a situação continue a ser "bastante preocupante".
"Os casos chegaram ao planalto, mas este planalto mostra um nível de intensidade bastante elevado, com entre 4,4 e 4,5 milhões de casos registados todas as semanas, o que está obviamente abaixo dos níveis reais", explicou Van Kerkhove numa conferência de imprensa transmitida nas redes sociais e noticiada pela agência noticiosa Sputnik.
"Mas a situação é desigual em diferentes regiões", alertou, referindo que enquanto na América do Sul os casos caíram nas últimas semanas, em algumas regiões da Europa e da África cresceram.
Neste momento, de acordo com Van Kerkhove, há entre 67 mil a 68 mil casos letais por semana, com o maior crescimento a registar-se na América do Sul e do Norte. "Não deveríamos ter estes números de casos, sobretudo porque já temos os instrumentos que o podem impedir", defendeu.
Na Europa, tem havido um declínio de casos de Covid-19, mas o número de mortes está a aumentar, enquanto na Ásia, a morbilidade e a mortalidade de Covid-19 está a diminuir, fez saber.
Leia Também: AO MINUTO: O "tributo" aos agricultores; Vacinação transferida para Seia