A Suíça vai exigir, a partir da próxima segunda-feira, certificado digital para o acesso a bares, restaurantes e ginásios, anunciou o governo esta quarta-feira, num esforço por aliviar a pressão sobre os hospitais, devido à Covid-19.
Numa altura em que o país enfrenta uma quarta vaga de contágios, as medidas do governo têm gerado polémica em torno das questões da liberdade individual.
Mas, com situação preocupante que se vive nos hospitais, as novas medidas vão mesmo entrar em vigor.
"A situação continua instável, com mais de 3.500 casos hoje", justificou o ministro da Saúde, Alain Berset, numa conferência de imprensa em Berna. "A alternativa é fechar tudo e faremos o possível para evitar isso."
O certificado digital suíço fornece, tal como o português, uma prova de vacinação, recuperação ou resultado negativo num teste à Covid-19.
A medida não agrada, contudo, ao setor da restauração, que teme que essa exigência afaste as pessoas dos estabelecimentos.
"Esta decisão é desproporcional e leva a um tratamento flagrantemente desigual da população", defendeu à Reuters o proprietário de um restaurante, que exige que o estado indemnize as empresas pela receita perdida.
Pouco mais da metade da população da Suíça já está completamente vacinada, atrás de outros países europeus.
Leia Também: Secretária de Estado das Comunidades Portuguesas faz visita à Suíça