Meteorologia

  • 05 NOVEMBER 2024
Tempo
18º
MIN 17º MÁX 22º

Pandemia e refugiados no centro do discurso do Estado da União Europeia

A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, profere hoje, no Parlamento Europeu (PE), o discurso do Estado da União Europeia (UE) e as prioridades para 2022, onde os temas dos refugiados e da pandemia não faltarão.

Pandemia e refugiados no centro do discurso do Estado da União Europeia
Notícias ao Minuto

06:01 - 15/09/21 por Lusa

Mundo União Europeia

Com a pandemia da covid-19 a dominar ainda a agenda, o segundo discurso anual sobre o Estado da UE de Von der Leyen deverá abordar a recuperação económica da UE, apoiada nas transferências de fundos de recuperação para os Estados-membros, no âmbito do instrumento temporário 'NextGenerationEU' para combater as consequências económicas da pandemia da covid-19.

A questão dos refugiados, que se cruza com a da política externa europeia, também será central na intervenção da presidente da Comissão, bem como a transição digital e verde, com o pacote de medidas climáticas em pano de fundo.

O primeiro discurso do Estado da União foi proferido pelo então presidente da Comissão José Manuel Durão Barroso em 07 de setembro de 2010, uma prática que foi seguida pelo seu sucessor, Jean-Claude Juncker, e pela atual chefe do executivo comunitário.

Ursula Von der Leyen, que tomou posse em 01 de dezembro de 2019, fez a sua primeira intervenção deste género em 16 de setembro de 2020.

Leia Também: Marcelo reúne-se com 14 homólogos da UE em iniciativa fundada por Sampaio

Recomendados para si

;
Campo obrigatório