Um gato que tinha desaparecido em 2011, na cidade de Aberdeen, na Escócia, reencontrou os donos passados dez anos.
A descoberta aconteceu quando a Scotland's Animal Welfare Charity foi chamada, depois de um gato magro ter sido localizado naquela cidade, a menos de três quilómetros do local de onde tinha desaparecido. O microchip levou-os até aos proprietários, Neil e Lucy, que agora vivem em Edimburgo.
O casal tinha adotado Forbes pouco depois de o animal nascer. Por isso, dois anos depois, em março de 2011, quando ele desapareceu, os donos ficaram desolados.
Na altura, procuraram de porta em porta na zona onde viviam e colocaram cartazes nas ruas.
"Pedimos às pessoas que verificassem nas garagens e galpões, pois pensávamos que ele poderia ter ficado preso nalgum sítio", disseram à BBC. "Depois de oito ou nove meses, infelizmente tivemos de chegar à conclusão de que o pior podia ter acontecido."
Lucy conta que foi "dominada pela emoção" quando soube que Forbes tinha sido encontrada.
Já Neil relata que viajaram para Aberdeen um dia depois de serem contactados.
"Quanto o trouxeram, eu reconheci-o imediatamente", acrescenta, contando que o animal se aproximou logo dele, pelo que tem esperança de que ele ainda se lembre do casal. "Neste momento, estamos a apresentá-lo gradualmente aos nossos dois cães e dois gatos.
"Nunca pensámos que o veríamos novamente. É como se um capítulo encerrado tivesse acabado de abrir. É um sonho que se tornou realidade, diz ainda.
O oficial de resgate de animais Greg Stevenson ficou surpreso ao saber há quanto tempo Forbes estava desaparecido.
"Não temos como saber onde Forbes esteve todo esse tempo ou que aventuras ele pode ter passado", afirma.
Leia Também: Gato desaparecido na ilha de Jersey regressa a casa 12 anos depois