Segundo os resultados preliminares, a candidata do partido comunista austríaco KPÖ, Elke Kahr, de 59 anos, obteve 29,1% dos votos, contra o candidato conservador Siegfried Nagl do Partido Popular Austríaco (ÖVP), no cargo há 18 anos, que alcançou 25,7% dos votos.
As sondagens locais não anteciparam este resultado para os comunistas austríacos e, segundo a candidata em declarações aos jornalistas, o feito "é mais do que surpreendente".
"Alguns fazem promessas algumas semanas antes das eleições. Nós estamos presentes todos os dias e durante anos pelas pessoas, especialmente pelos mais pobres", argumentou Elke Kahr para justificar o resultado eleitoral.
Em Graz, cidade que conta com mais de 220.000 eleitores, é frequente o partido comunista austríaco obter resultados eleitorais satisfatórios, em contraste com o resto do território austríaco, onde a força partidária é quase inexistente.
Ao lado da extrema-direita e dos Verdes, o KPÖ já integrava a anterior equipa municipal liderada pelos conservadores do ÖVP (partido do chanceler austríaco Sebastian Kurz) e contava com dois vereadores eleitos, responsáveis pelas áreas dos transportes, saúde e assuntos sociais.
O KPÖ ainda não revelou com que partidos pretende formar uma coligação governamental a nível local.