A Procuradoria-Geral da República (FGE) de Michoacán adiantou que o ataque ocorreu às 04:30 hora local (08:30 de Lisboa) no bar Cantina 25, próximo da exclusiva área residencial e comercial conhecida como Las Americas.
As primeiras investigações mostram que vários homens armados com metralhadoras entraram com violência e dispararam contra um grupo de clientes.
Após abrirem fogo, os presumíveis assassinos contratados puseram-se em fuga em pelo menos dois automóveis, que estão agora a ser procurados através do sistema de videovigilância local operado pela Secretaria de Segurança Pública de Michoacán.
No ataque, três homens morreram imediatamente, enquanto outros cinco foram transferidos em ambulâncias e veículos particulares para vários hospitais de Morelia, onde três das vítimas acabariam por não resistir aos ferimentos.
Uma das linhas de investigação do Ministério Público Estadual presume ter-se tratado de uma ação de vingança entre cartéis de drogas.
Em Michoacán operam os cartéis Jalisco Nueva Generación (CJNG), Los Caballeros Templarios e La Nueva Familia Michoacana, que lutam pelo controlo de atividades ilícitas, como sequestro, extorsão e outros crimes.
Agentes da Guarda Nacional, das polícias estadual e municipal, bem como do Exército mexicano estão a realizar uma série de operações em Morelia à procura do grupo armado.
O México registou os dois anos mais violentos da sua história na primeira parte do Governo de Andrés Manuel López Obrador, com 34.681 vítimas assassinadas em 2019 e 34.557 em 2020.
Leia Também: EUA vão abrir fronteiras terrestres com Canadá e México a vacinados