Dias depois que de a Rússia ter suspendido a sua missão na NATO e ordenado o encerramento do escritório da Aliança em Moscovo, em retaliação à expulsão de diplomatas russos por aquela organização, Stoltenberg disse ter ficado com a notícia do prémio.
"Congratulo-me com o facto de uma voz forte ... na Rússia ter recebido este prémio", disse o secretário-geral da NATO, acrescentando que o prémio também era um apelo à "sua libertação incondicional da prisão" e a uma "investigação internacional" sobre o seu caso
Stoltenberg lembrou que a NATO considera o tratamento do regime russo a Navalny como parte de um "padrão em que vemos que a Rússia se tornou mais opressora dentro de fronteiras e mais agressiva no exterior".
O ativista anticorrupção russo Alexei Navalny, opositor político do Presidente e que cumpre uma pena de prisão desde fevereiro, é o vencedor do Prémio Sakharov para a Liberdade de Pensamento 2021, anunciou hoje o Parlamento Europeu.
Navalny foi nomeado pelos grupos políticos PPE e Renovar a Europa devido à sua coragem na luta pela liberdade, democracia e direitos humanos, é um político da oposição russa, ativista da anticorrupção e grande oponente político do Presidente da Rússia, Vladimir Putin.
Leia Também: Prémio Sakharov para Navalny "recompensa partidários da verdade"