Suécia demorou a agir enquanto a pandemia 'varria' o país, diz comissão
A falta de resposta tornou o país uma “aberração estatística”.
© Getty Images
Mundo Suécia
A Suécia demorou a agir na tomada de medidas contra a Covid-19 e as preparações impostas foram insuficientes, segundo uma comissão nomeada pelo governo do país.
A estratégia de evitar confinamentos e medidas como o uso de máscara transformou o país da Europa do Norte numa “aberração estatística”, quando comparado com os restantes países europeus, que puseram em prática medidas mais rigorosas.
“A resposta inicial de prevenção e controlo da doença foi insuficiente para parar ou até abrandar substancialmente a propagação do vírus no país”, revela a comissão, citada pela Reuters.
O organismo, apontado pelo governo devido à pressão exercida pelo parlamento, notou ainda que o país também falhou numa resposta atempada no que toca à capacidade de testagem da população, focando-se apenas em grupos específicos, como é o caso dos profissionais de saúde.
Mantendo apenas recomendações de distanciamento social e lavagem das mãos, com estabelecimentos de ensino, restaurantes e negócios locais abertos, a gestão da pandemia ficou nas mãos de Anders Tegnell, epidemiologista da Agência de Saúde Pública sueca.
Ainda que as restrições tenham aumentado à medida que a propagação da Covid-19 ‘varria’ o país, a Suécia registou mais de 15 mil mortes atribuídas à doença, valor muito superior aos vizinhos nórdicos, mas inferior a países como o Reino Unido, que também optaram por confinamentos leves.
Leia Também: Reino Unido deixa de ter lista vermelha a partir de dia 1 de novembro
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com