A Áustria colocou a hipótese para toda a Europa. Um cenário apocalíptico de um grande apagão que colapsaria o sistema energético de qualquer país e teria consequências para todos os outros.
De acordo com El Mundo, em plena crise de abastecimento de gás, Espanha tem abordado esta questão como uma hipótese para o mundo inteiro. Embora os especialistas não considerem um risco real, alertam para a dificuldade de reativação do serviço, processo que poderia demorar semanas.
O mesmo jornal defende que o sistema elétrico de Espanha tem ferramentas para evitar este evento, o que, caso ocorresse, significaria interromper a atividade durante vários dias.
A ministra da Defesa austríaca, Klaudia Tanner, chamou a atenção para o problema numa publicação na sua conta de Instagram, onde se pode ler “um risco realista e ao mesmo tempo subestimado”. A ministra assistiu a algumas manobras realizadas pelo exército do país para se preparar para esta eventualidade. A Áustria aconselha os cidadãos a obter suprimentos como velas, cobertores ou alimentos enlatados para lidar com este cenário.
Roberto Gómez, professor de Negócios da Universidade Europeia de Valência e especialista em abastecimento de energia, afirmou que passar esta mensagem lhe parece "demasiado sensacionalista e um pouco irresponsável”, explicando que “no caso de Espanha, é improvável um apagão desse tipo”. Acrescentou que caso acontecesse "seria um problema muito grande", não apenas pela escuridão em casa, como também pela economia.
Leia Também: Portugal e Espanha vão abordar em Lisboa orientação dos PRR na energia