O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, fez um apelo à vacinação contra a Covid-19, no dia em que o país reportou um novo máximo de contágios. Esta sexta-feira, o Ministério da Saúde ucraniano revelou que foram diagnosticados 26.870 novos casos de contaminação e mais 648 mortes, o que elevou o total de óbitos para 66.852.
As autoridades atribuem este surto de infeções e de mortes ao baixo nível de vacinação na Ucrânia. Apenas 16,4% de uma população de 41 milhões está completamente vacinada.
Esta é a segunda taxa de vacinação mais baixa da Europa, superada somente pela da Arménia – 7%.
A Reuters refere que o ritmo lento de vacinação na Ucrânia e noutros países da Europa de leste deve-se à desconfiança que a população tem das autoridades, o que tem contribuído para a desinformação e as teorias de conspiração sobre as vacinas.
Face a este panorama, Volodymyr Zelensky dirigiu-se aos ucranianos, instando à vacinação.
“Estou a pedir-vos para desligarem as redes sociais e ligarem os vossos cérebros. A única forma de evitar um colapso é aumentar a proporção de pessoas vacinadas. Peço às autoridades regionais para acordarem e se deitarem todos os dias com isso em mente”, enfatizou o presidente ucraniano.
Leia Também: AO MINUTO: Portugal no laranja; Uma em 50 pessoas com Covid em Inglaterra