O aumentos de novos casos de Covid-19 em Espanha faz com que haja regiões do país a querer antecipar medidas de proteção para controlar a transmissão do vírus.
Não há ainda, segundo o El Pais, medidas concretas em cima da mesa, até porque a situação não é tão grave como a do outono do ano passado. Neste momento, o país tem 79% da população vacinada e a sua incidência semanal é de 82 casos por 100 mil habitantes, valor que ascendia aos 470 no ano passado.
Ainda assim, há comunidades que acreditam que o passaporte digital pode ser uma boa ferramenta para conter os novos casos e pedem para que seja utilizado num maior número de situações.
O País Basco, por exemplo, já solicitou aos tribunais autorização para exigir um certificado de vacinação para o acesso a restaurantes e locais de diversão noturna. A Galiza, por seu turno, também solicitou aos tribunais a possibilidade de exigir um passaporte ou um teste negativo para visitas a doentes internados em hospitais e para trabalhadores da saúde.
A proposta de alargar a utilização do certificado digital está a ganhar força e é também vista como um mal menor para o setor hoteleiro, que teme novos encerramentos à medida que as infeções continuam a aumentar e começa a temer-se uma maior pressão nos hospitais.
Leia Também: Espanha. Venda de casas atingiu o valor mais alto desde 2007