O protesto nacional por parte do setor da restauração contra as medidas que responsabilizam os estabelecimentos pela verificação da vacinação ou teste à Covid-19 dos clientes durou apenas um dia.
Qualquer restaurante ou café que sirva clientes sem documentação adequada corre o risco de ser multado em 5.000 euros e obrigado a encerrar temporariamente. Já os clientes poderão ser penalizados no valor de 300 euros.
De acordo com o jornal grego Kathimerini, a Grécia regista atualmente o maior número diário de casos de Covid-19 confirmados desde o início da pandemia e a maior taxa de mortalidade em seis meses, o que leva o governo a impor novamente algumas restrições que atingem cerca de um terço da população do país que ainda não foi vacinada.
Uma semana após a introdução das novas restrições, os empresários afirmam que as receitas caíram 50%, num momento em que centenas de restaurantes estão à beira da falência e funcionários estão a ser demitidos em massa.
O sindicato da Federação Pan-Helénica de Restaurantes e Profissões Relacionadas (Poese), que representa os trabalhadores nas indústrias de serviços e turismo, solicitou ao governo que volte a regulamentar estas multas e repense em descontos de aluguer, bem como em incentivos fiscais.
Veja imagens do protesto na galeria acima.
Leia Também: AO MINUTO: Chega contra restrições; Restauração em protesto na Grécia