Os investimentos, que correspondem a quase 82 milhões de euros, serão canalizados através de um novo fundo germano-australiano denominado "Joint Hydrogen Innovation and Technology Incubator", ou HyGATE, que irá apoiar uma série de projetos, pilotos e de investigação, ao longo da cadeia de fornecimento de hidrogénio.
O Governo australiano contribuiu com cerca de 36 milhões de dólares (32 milhões de euros) para a HyGate, uma iniciativa que começará a funcionar a partir do primeiro trimestre de 2022, enquanto que a Alemanha se comprometeu com cerca de 56 milhões de dólares (quase 50 milhões de euros).
"O recente lançamento do primeiro relatório da HySupply, o nosso estudo conjunto australiano-alemão sobre a cadeia de fornecimento de hidrogénio, revelou que existe um grande potencial para o hidrogénio australiano satisfazer a crescente procura na Alemanha", disse o ministro australiano da Energia, Angus Taylor, em comunicado.
O Governo australiano espera que o fundo acelere o desenvolvimento da indústria de hidrogénio da Austrália - um combustível com emissões nulas tanto para consumo direto como para exportação -, e que contribua para alcançar o objetivo de emissões líquidas neutras em 2050.
As autoridades australianas investiram mais de 867 milhões de dólares (771 milhões de euros) para acelerar a indústria de hidrogénio, dos quais mais de um terço desse montante foi destinado à criação de sete centros industriais de hidrogénio limpo no interior do país.
Leia Também: COP26: EDP compromete-se a produzir 1,5 GW de eletricidade com hidrogénio