Um ministro de um dos estados alemães afirmou este sábado a estirpe Omicron “muito provavelmente já chegou à Alemanha”, informa a DW.
Numa publicação no Twitter, o ministro dos Assuntos Sociais e da Integração do estado de Hesse, Kai Klose, sublinhou que foram identificadas “várias mutações típicas da Omicron” num passageiro que regressou ao país vindo da África do Sul.
Klose disse que as autoridades de saúde têm um “elevado nível de suspeita” de que o passageiro contraiu a variante Omicron do SARS-CoV-2.
Bei einem Reiserückkehrer aus Südafrika wurden gestern Nacht mehrere für Omicron typische Mutationen gefunden. Es besteht also ein hochgradiger Verdacht, die Person wurde häuslich isoliert. Die vollständige Sequenzierung steht zum aktuellen Zeitpunkt noch aus.
— Kai Klose (@StM_Klose) November 27, 2021
O ministro do estado de Hesse acrescentou que está a ser feito o sequenciamento genético e que a pessoa já está em quarentena.
Caso se confirme que o passageiro está infetado com a nova variante, este será o primeiro caso da Omicron na Alemanha.
O ministro de Hesse não referiu o aeroporto a que este passageiro chegou. O aeroporto internacional de Frankfurt é o mais movimentado da Alemanha e está localizado no estado de Hesse.
A Bélgica já identificou um caso da Omicron.
Pelo menos 61 passageiros de dois voos da África do Sul testaram positivo para a Covid-19 no aeroporto de Amesterdão. As autoridades de saúde dos Países Baixos estão a analisar se se trata da variante Omicron.
Leia Também: AO MINUTO: 61 infetados chegam a Amesterdão; 100% vacinados com uma dose