Espanha aprovou, esta terça-feira, a vacinação contra a Covid-19 de crianças dos 5 aos 11 anos, que deverá arrancar a 15 de dezembro.
A decisão foi tomada pela Comissão de Saúde Pública espanhola, após a vacina da Pfizer ter sido validada para essa faixa etária pela Agência Europeia de Medicamentos (EMA) e de ter recebido luz verde do grupo de técnicos que aconselha as autoridades de saúde espanholas.
As primeiras doses deverão ser entregues a 13 de dezembro e, depois, distribuídas pelas comunidades, pelo que o processo deverá ter início dois dias depois.
O ministério da Saúde espanhol espera receber 3,2 milhões de vacinas entre este mês e o próximo, o que daria para inocular a primeira dose a praticamente todas as crianças espanholas entre os 5 e os 11 anos (3,3 milhões).
A segunda dose será administrada oito semanas depois da primeira.
ÚLTIMA HORA La Comisión de Salud Pública ha aprobado ampliar la vacunación contra la #COVID19 en personas entre los 5 y 11 años. #YoMeVacunoSeguro pic.twitter.com/mmnMv9k8Z0
— Ministerio de Sanidad (@sanidadgob) December 7, 2021
As crianças abaixo dos 12 anos são as únicas que ainda não tinham sido incluídas na campanha de vacinação contra a Covid-19 e esta é também a faixa etária que apresenta, atualmente, a maior taxa de incidência: em Espanha, são 412 casos por 100.000 habitantes, quase o dobro da média do país (248) e mais do triplo da incidência em adolescentes (133).
Esse é um dos principais motivos pelos quais os peritos e as autoridades de saúde espanholas decidiram aprovar a vacinação nesta faixa etária.
[Notícia atualizada às 11h44]
Leia Também: AO MINUTO: Casos de Ómicron no voo de Moçambique; 5.700 casos em escolas