AO MINUTO: Europa? Ómicron em 23 países; Turismo de volta à Madeira
Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19.
© Getty Images
Mundo Covid-19
A variante Ómicron continua a ganhar terreno um pouco por todo o mundo. Só ontem chegou a mais uma mão cheia de países. E os casos começam a multiplicar-se. Só no Reino Unido, em 24 horas, as autoridades de saúde britânicas reportaram 633 novos casos de Covid-19 desta estirpe. Em Portugal, a última atualização, dava conta de 49 infeções.
O que também continua a aumentar são os protestos contra as novas restrições e o reforço da vacina contra a Covid, apesar de muitos países estarem a enfrentar uma nova (e intensa) vaga da doença.
Na Europa foram várias as manifestações, mas também fora do 'Velho Continente' as vozes críticas saíram à rua, como é o caso da Austrália, onde milhares de pessoas protestaram contra as vacinas.
Pode consultar nestes mapas interativos a evolução da pandemia de coronavírus em Portugal e no mundo.
Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19:
00h00 - Boa noite! Fechamos aqui o AO MINUTO deste domingo. Regressaremos segunda-feira de manhã com o acompanhamento da situação pandémica em Portugal e no Mundo.
23h35 - O Centro Europeu para Prevenção e Controle de Doenças atualizou hoje a situação epidemiológica em relação à variante Omicron
Registam-se hoje mais 34 casos adicionais da variante Ómicron na União Europeia, de acordo com o Centro Europeu para Prevenção e Controle de Doenças. Assim, existe agora um total de 766 casos confirmados. Os casos foram relatados por 23 países.
Epidemiological update as of 12/12 on the #Omicron variant:
— ECDC Outbreaks (@ECDC_Outbreaks) December 12, 2021
- since 11/12, 34 additional #SARSCoV2 Omicron cases have been confirmed in the EU/EEA, bringing the total to 766 confirmed cases. Cases have been reported by 23 countries.
More info: https://t.co/xsexNwqVgQ#COVID19
23h10 - Reino Unido disponibiliza reforço da vacina para adultos até final do ano
O Reino Unido vai disponibilizar doses de reforço da vacina contra a covid-19 para todos os adultos antes do final do ano, para travar a vaga de infeções previstas devido à propagação da variante Ómicron.
22h45 - Comissão Europeia apela à vacinação
A Comissão Europeia mencionou que provas recolhidas pela Agência da união europeia e pelo Centro Europeu para Prevenção e Controle de Doenças sugerem que as vacinas de mRNA usadas como reforços 3 a 6 meses após a vacinação primária aumentam nossa resposta imunológica ao vírus.
Vaccinate, vaccinate and boost!
— European Commission 🇪🇺 (@EU_Commission) December 9, 2021
Evidence gathered by @EMA_News and @ECDC_EU suggest that mRNA vaccines used as boosters 3 to 6 months after primary vaccination enhance our immune response to the virus.
More in the study ↓ #VaccinesWork
22h17 - Presidente sul-africano testa positivo, tem sintomas leves
Cyril Ramaphosa está a receber tratamento para forma leve de covid-19 depois de ter testado positivo hoje, indicou o seu gabinete.
O chefe de Estado sul-africano, de 69 anos, tem a vacinação completa, e o comunicado não precisa se está infetado com a variante Ómicron do coronavírus SARS-CoV-2, causador da doença respiratória.
21h45 - Brasil regista mais 1.688 casos de contágio e 86 óbitos
Segundo dados do Conselho Nacional de Secretários de Saúde, o Brasil conta com mais 1.688 casos de Covid-19 nas últimas 24 horas, totalizando 22.189.867 contágios desde o início da pandemia. Em relação ao número de óbitos, são mais 86 do que na véspera, um total de 616.830 vítimas.
#PainelConass Covid-19
— CONASS (@ConassOficial) December 12, 2021
Data: 12/12/2021, 18h
Casos
• 1.688 no último período.
• 22.189.867 acumulados.
Óbitos
• 86 no último período
• 616.830 óbitos acumulados.
Mais informações: https://t.co/ZjV7hqzyQ0
21h33 - Madeira recebeu mais de 1,2 milhões de passageiros desde julho de 2020
A Madeira já recebeu mais de 1,2 milhões de passageiros desde que "abriu as suas fronteiras" em 1 de julho, após a primeira fase de contenção da pandemia de covid-19, indicou hoje o secretário regional da Saúde.
21h20 - Primeiras vacinas pediátricas chegam segunda-feira a Portugal
O primeiro lote de vacinas pediátricas - para crianças dos 5 aos 11 anos de idade - chegam a Portugal já esta segunda-feira de manhã. Estas vão ser 'recebidas' pelo secretário de Estado Adjunto e da Saúde, António Lacerda Sales, o presidente do Infarmed - Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde, Rui Ivo, e o presidente do Serviço de Utilização Comum dos Hospitais (SUCH), Paulo Sousa.
A vacinação contra a COVID-19 das crianças entre os 5 e os 11 anos vai ter início a 18 de dezembro, por faixas etárias decrescentes e priorizando as crianças com doenças de risco para COVID-19 grave. O autoagendamento arranca já esta segunda-feira (dia 13 dezembro). pic.twitter.com/muA3Z20yAI
— DGS (@DGSaude) December 10, 2021
21h00 - Madeira regista mais uma morte e 118 novos casos
A Madeira registou hoje mais uma morte por Covid-19, elevando o número de óbitos associados à doença para 119, indicou a Direção Regional de Saúde, reportando também 118 novos casos e um total de 881 infeções ativas.
20h40 - Investigados em França 400 casos de venda de passes sanitários falsos
França está a investigar 400 casos de venda de passes sanitários covid-19 falsos, anunciou hoje o ministro do Interior, numa altura em que as hospitalizações de doentes estão a aumentar drasticamente em todo o país.
20h20 - Israel inclui Reino Unido, Bélgica e Dinamarca na lista vermelha
Israel anunciou hoje que vai incluir o Reino Unido, a Bélgica e a Dinamarca na "lista vermelha" de países para os quais os seus cidadãos não podem viajar, devido à propagação da variante Ómicron do coronavírus SARS-CoV-2.
20h00 - Madeira recebeu 12 mil vacinas pediátricas e inicia inoculação de crianças na terça-feira
A Madeira recebeu hoje 12 mil vacinas pediátricas e vai iniciar o processo de inoculação de crianças entre os 5 e os 11 anos na terça-feira, indicou o secretário regional da Saúde, referindo que universo é de 14.715 utentes.
19h40 - Portugal atinge os dois milhões de doses de reforço contra a Covid-19
Direção-Geral da Saúde faz questão de reiterar, em comunicado, que "a vacinação é a melhor forma de proteção contra a doença grave, internamentos e morte".
Portugal já administrou dois milhões de doses de reforço da vacina contra a Covid-19 e cerca de 2,2 milhões de doses da vacina contra a gripe, totalizando 4,2 milhões de vacinas administradas19h15 - Vice-presidente do BCE, Luis de Guindos, isola-se após teste positivo
O vice-presidente do Banco Central Europeu (BCE), Luis de Guindos, está em isolamento, depois de um teste positivo para a presença de coronavírus, mas não põe em causa realização da reunião de política monetária desta semana, anunciou hoje a instituição.
18h45 - Milhares nas ruas de Praga contra vacinação obrigatória
Milhares de pessoas marcharam hoje pelas ruas de Praga em protesto contra a vacinação obrigatória contra a covid-19 para certos grupos populacionais, como os maiores de 60 anos ou os profissionais de saúde, adiantou a Associated Press (AP).
18h25 - Reino Unido eleva nível de alerta por causa da variante Ómicron
As autoridades de saúde do Reino Unido anunciaram hoje que elevaram o nível de alerta da covid-19, devido a um "aumento rápido" de contágios da variante Ómicron.
Os primeiros dados demonstram que a Ómicron está a propagar-se muito mais rápido do que a Delta e que a proteção da vacina contra os doentes com sintomas da variante Ómicron é reduzida17h50 - Administradas mais 64.400 doses de reforço contra a Covid-19 em Portugal
Foram registadas, em relação ao dia anterior, um total de 84.995 inoculações de vacinas contra a COVID-19 (esquema primário completo e reforço) e contra a Gripe.
O Relatório Diário de Vacinação contra a COVID-19 e contra a Gripe já se encontra disponível. Mais informação em https://t.co/Xzfb5r4ERK#Sejaumagentedesaúdepública #DGS #estamoson pic.twitter.com/BOORXZnpWn
— DGS (@DGSaude) December 12, 2021
17h07 - Dados apontam para que Ómicron seja mais benigna mas mais transmissível
A variante Ómicron do novo coronavírus que causa a covid-19 parece ser mais transmissível do que a variante Delta, provocar sintomas mais leves e tornar as vacinas menos eficazes, disse hoje a Organização Mundial de Saúde (OMS).
16h30 - Municípios querem negociar aumento de compensações
O presidente da Câmara de Aveiro reivindicou hoje o aumento da compensação financeira para os municípios devido às despesas que assumiram no combate à covid-19, que são muito superiores aos 55 milhões de euros negociados com o Governo.
16h00 - Mulher não vacinada teve de ser amputada
Uma mulher não vacinada teve de amputar parte dos braços e das pernas depois de ter apanhado SARS-CoV-2, nos EUA, e de o vírus ter causado uma grave coagulação de sangue no seu corpo.
15h30 - Pandemia matou pelo menos 5.300.591 pessoas em todo o mundo
A pandemia de Covid-19 fez pelo menos 5.300.591 mortos no mundo desde que a doença foi detetada em dezembro de 2019 na China, segundo um balanço diário da agência France-Presse (AFP).
15h05 - Reino Unido anuncia medidas para conter propagação da variante Ómicron
O Governo britânico anunciou hoje medidas extraordinárias para combater a propagação da variante Ómicron, como a extensão da terceira dose da vacina contra a Covid-19 a maiores de 30 anos a partir de segunda-feira.
14h15 - Portugal regista mais 3.879 casos de Covid-19 e 13 mortes
Portugal somou, nas últimas 24 horas, mais 3.879 novos casos e 13 mortes relacionados com a Covid-19, indica o boletim epidemiológico da DGS divulgado este domingo.
De acordo com a DGS, o número de internados voltou a aumentar. Atualmente, há 964 pessoas internadas por causa da Covid-19 (mais 12 do que no sábado) e 143 em unidades de cuidados intensivos (mais um nas últimas 24 horas).
Já se encontra disponível o Relatório de 12 de dezembro da Situação Epidemiológica em Portugal da COVID-19. Mais informações em https://t.co/juwF5CnRWG#SejaUmAgenteDeSaúdePública #EstamosOn #COVID19PT #DGS #INSA #InstitutoRicardoJorge #Saúde #SNS pic.twitter.com/HhcWiINEXn
— Instituto Ricardo Jorge (@irj_pt) December 12, 2021
14h05 - Máscara provoca maior perceção da dor e da raiva por parte do cérebro
A máscara provoca maior perceção da dor e da raiva por parte do cérebro, que fica mais alerta na procura dos padrões faciais devido à parte inferior da face estar tapada, revela um estudo hoje divulgado.
13h17 - França está a superar o pior da quinta onda da pandemia
O ministro da Saúde francês disse hoje que a França está no auge da atual onda de Covid-19 e que começam a surgir sinais de abrandamento, pelo que espera que as férias de Natal possam decorrer normalmente.
13h10 - Açores com 22 novos casos de Covid-19 e quatro doentes internados
Os Açores registaram hoje 22 novos casos de infeção pelo coronavírus SARS-CoV-2, que provoca a doença covid-19, e aumentaram o número de internados de um para quatro, anunciou a Autoridade de Saúde Regional.
12h00 - Russo Nikita Mazepin está infetado e falha Grande Prémio de Abu Dhabi
A equipa da Haas comunicou na manhã deste domingo que Nikita Mazepin testou positivo à Covid-19 e, por isso mesmo, está fora da corrida do Grande Prémio de Abu Dhabi.
Due to a positive COVID-19 test result, @nikita_mazepin will not compete in today's #AbuDhabiGP#HaasF1 https://t.co/H5c9jrPMmK
— Haas F1 Team (@HaasF1Team) December 12, 2021
10h50 - Áustria suspende confinamento (mas não para todos)
A Áustria suspendeu hoje o confinamento geral, que continuará em vigor para quem não foi vacinado ou não teve a doença, e, embora o número de infeções tenha diminuído muito, ainda há grande pressão hospitalar.
10h09 - Turquia deteta os primeiros seis casos da variante Ómicron
A Turquia detetou os primeiros seis casos da variante Ómicron do coronavírus SARS-CoV-2 no país, todos com sintomas ligeiros, noticia hoje o jornal turco Hürriyet.
08h55 - Portugal atinge novo máximo de testagem diária à Covid-19
Portugal atingiu, na passada sexta-feira, dia 10 de dezembro, um novo máximo de testagem diária com 197.718 testes realizados, anunciou, este domingo, a Task Force da Testagem num comunicado enviado pelo Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA) ao Notícias ao Minuto.
08h30 - Alemanha reporta mais de 32 mil novos casos de Covid-19 e 132 mortes
As autoridades de saúde alemãs reportaram, este domingo, mais 32.646 novos casos de Covid-19 e 132 mortes devido à doença. A taxa de incidência na Alemanha é agora de 390,9 por 100 mil habitantes.
07h40 - Aumentam casos Ómicron no Reino Unido
O Reino Unido reportou, este sábado, mais 633 casos de Covid-19 da variante Ómicron, o maior aumento diário desde que esta estirpe foi detetada no país.
Assim sendo, até ontem, as autoridades de saúde britânicas, já tinham 'apanhado' 1.898 casos desta variante em todo o Reino Unido.
07h30 - Crianças e jovens menos ativos na pandemia
Os níveis de atividade física das crianças e jovens continuam a ser afetados negativamente pela pandemia da Covid-19.
De acordo com os dados recolhidos pela Sport England, cerca de 94 mil crianças e jovens, no Reino Unido, estão menos ativos em comparação com os tempos pré-pandémicos.
O governo britânico recomenda que estas faixas etárias façam pelo menos 60 minutos de desporto e atividade física todos os dias, algo que está a acontecer cada vez menos devido ao SARS-CoV-2.
07h18 - Milhares de pessoas em novos protestos contra as vacinas na Austrália
Milhares de pessoas manifestaram-se este fim de semana em várias cidades australianas contra a resposta do governo à pandemia e à vacinação obrigatória contra a Covid-19.
07h01 - China regista mais 75 casos de Covid-19
A China detetou 75 casos de Covid-19 nas últimas 24 horas, incluindo 49 por contágio local, anunciaram hoje as autoridades de saúde do país.
07h00 - Bom dia! Iniciamos aqui mais um registo de atualização sobre a pandemia da Covid-19. Para recordar o que aconteceu ontem sobre este tema, no país e no mundo, clique aqui
Leia Também: AO MINUTO: (Mais) protestos na Europa; Portugal envia doses para Angola
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com