Ásia. Chefe da diplomacia dos EUA encurta périplo após caso na delegação

O secretário de Estado norte-americano, Antony Blinken, decidiu hoje encurtar a sua viagem ao Sudeste Asiático após a deteção de um caso de covid-19 na delegação que o acompanha, anunciou o Departamento de Estado.

Notícia

© Getty Imagens

Lusa
15/12/2021 15:11 ‧ 15/12/2021 por Lusa

Mundo

Covid-19

A paragem em Banguecoque -- onde teria encontros com as autoridades tailandesas na quinta-feira - foi cancelada "para reduzir os riscos" e o secretário de Estado regressará a Washington, desde Kuala Lumpur (Malásia), disse um porta-voz da diplomacia norte-americana.

O avião da delegação oficial dos Estados Unidos da América (EUA) fará apenas uma curta escala técnica na Tailândia, sem negociações oficiais em agenda, antes de o secretário de Estado regressar ao território norte-americano.

Banguecoque seria a terceira e última etapa do périplo asiático de Blinken, depois de Jacarta (Indonésia) e Kuala Lumpur.

O chefe da diplomacia norte-americana iniciou o seu périplo participando numa reunião ministerial do G7 (os sete países mais ricos) em Liverpool, Reino Unido, no passado fim de semana.

Em Jacarta, na terça-feira, o secretário de Estado fez um discurso em que falou sobre a estratégia dos Estados Unidos para a região do Indo-Pacífico, insistindo na necessidade de fortalecer alianças e promover a prosperidade nos países asiáticos para conter os atos "agressivos" da China.

Leia Também: Ucrânia: Rússia entrega aos EUA lista de condições de segurança

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas