Viaturas vendidas nos EUA a partir de 2023 têm de consumir muito menos

O governo de Joe Biden anunciou segunda-feira que as viaturas que sejam vendidas nos EUA a partir de 2023 têm de consumir muito menos combustível do que as atuais, para lutar contra as alterações climáticas.

Notícia

© Getty Imagens

Lusa
21/12/2021 07:05 ‧ 21/12/2021 por Lusa

Mundo

Clima

"As normas devem permitir obter reduções significativas das emissões de gases com efeito de estufa, bem como reduções de outros poluentes atmosféricos", afirmou a Agência de Proteção Ambiental (EPA, na sigla em Inglês), em comunicado.

A medida deve permitir em concreto regressar, já em 2023, a decisões tomadas durante o governo de Barack Obama, anuladas durante a presidência anterior.

Com as novas orientações, as viaturas -- SUV e 'pick-ups' incluídas -- devem ser capazes de percorrer 55 milhas (88,5 quilómetros), a velocidade contínua, com um galão de combustível (cerca de quatro litros), o que significa 40 milhas (64,4 quilómetros) em condições reais de circulação.

Para aí chegar, a Casa Banca conta com a capacidade dos construtores automóveis de melhorar os desempenhos técnicos dos motores dos seus modelos, mas também com a venda de veículos elétricos.

"Até meados de 2026, a EPA prevê que as normas finais possam ser respeitadas com cerca de 17% de veículos elétricos vendidos e uma adoção mais alargada das tecnologias avançadas de motores a gasolina disponíveis hoje", especificou.

A EPA estima também que "os condutores (norte-)americanos economizem entre 201 e 420 mil milhões de dólares até 2050 nos custos de combustível".

Leia Também: Democratas dos EUA preocupados com falta de popularidade de Biden

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas