Covid-19. Jovem sem vacina aprende a andar, falar e comer após infeção

Estudante achou que pela idade não estava em risco de doença severa caso fosse infetada pelo novo coronavírus, mas teve de ficar em coma durante 5 dias após testar positivo.

Notícia

© Instagram

Marta Ferreira
05/01/2022 16:09 ‧ 05/01/2022 por Marta Ferreira

Mundo

País de Gales

Uma jovem estudante que não se vacinou por considerar que não estava em risco de doença severa caso fosse infetada pelo novo coronavírus, que provoca a doença Covid-19, teve de reaprender a andar, comer e falar depois de ter estado em coma devido ao vírus. 

Ffion Barnett, do País de Gales, descobriu que estava positiva para Covid-19 dois dias depois de celebrar o seu 22.º aniversário e rapidamente começou a sofrer com sintomas graves da doença. 

A dificuldade em respirar atirou-a para uma cama de hospital, tendo ficado em coma durante cinco dias. 

A elevada frequência cardíaca deixou os médicos do Hospital Royal Glamorgan, no sul do País de Gales, em alerta com medo que esta sofresse uma paragem cardíaca. 

De acordo com o Wales Online, Ffion desenvolveu uma pneumonia, provocada pela Covid-19, e ficou incapaz das tarefas mais básicas do dia a dia após sair do coma. Foram precisos cerca de 5 meses para que a jovem reaprendesse a andar, comer e falar e nos primeiros tempos estava completamente dependente.

"Quando cheguei em casa, precisava de cuidados. Precisava de ajuda para tomar banho, as pessoas tinham que fazer minha comida", relata a jovem que esteve internada numa unidade de cuidados intensivos durante 12 dias em agosto do ano passado. 

A estudante de marketing diz que não se vacinou porque pensou que "sendo jovem e sem problemas de saúde, estava segura".

Ffion dedica-se agora a alertar para a importância das vacinas, não só para os mais velhos, como também para os mais jovens.

Leia Também: Efetividade das vacinas é menor com a variante Ómicron, diz INSA

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas